5 December 2024 -
O espetáculo musical “As Vozes e o Violão", projeto que nasceu do encontro entre os artistas mineiros Sergio Santos e Maíra Manga, poderá ser conferido no próximo “Música de Domingo”, que acontecerá neste dia 8, às 11h, no Teatro Francisco Nunes. Em um duo de vozes, o show propõe um passeio pela obra do violonista, intérprete, arranjador e compositor Sergio Santos - reconhecido por suas inúmeras canções interpretadas por grandes nomes da música brasileira. Essa edição do “Música de Domingo”, projeto do Teatro Francisco Nunes realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, conta com a parceria da Veredas Produções, faz parte da programação do BH Mais Feliz que acontece no Parque Municipal e integra a série de ações do Circuito Municipal de Cultura em comemoração ao aniversário de 127 anos de Belo Horizonte. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no Sympla. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura.
O Circuito Municipal de Cultura é um projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
“As vozes e o violão” é um show intimista que repassa a trajetória musical de Sergio Santos como violonista, intérprete, arranjador e compositor. Ao lado de Maíra Manga. o cantor apresenta composições próprias e suas parcerias com o poeta e letrista Paulo César Pinheiro, em um repertório que passeia por diversos ritmos e gêneros, como a MPB, a bossa-nova e o baião.
Compositor e dono de uma belíssima voz, Sergio Santos conheceu o poeta Paulo César Pinheiro no ano de 1991, que desde então se tornou grande parceiro, chegando a compor, juntos, mais de 300 músicas. Essa obra é cantada por artistas como Leila Pinheiro, Ana de Hollanda, Alcione, João Nogueira, Fátima Guedes, Simone Guimarães, Cláudio Nucci, Olívia Hime e Milton Nascimento. Sergio Santos possui canções também em parceria com Olívia Hime, Francis Hime, Márcio Borges, Murilo Antunes, Tavinho Moura, Fernando Brant, Flávio Henrique, André Mehmari.
Com uma extensa discografia, Sergio Santos lançou o primeiro CD, “Aboio”, em 1995, com participações de Sivuca e do violonista Raphael Rabello. O trabalho foi indicado ao 9º Prêmio Sharp de Música, em maio de 1996. A música que dá título ao sexto disco, “Litoral e Interior” (2009), com participação de Mônica Salmaso e arranjos para orquestra de Dori Caymmi e André Mehmari, foi indicada ao 11º Grammy Latino em 2010, na categoria Melhor Canção Brasileira. O CD “Triz” (2012) foi destacado pela crítica entre os melhores do ano.
Filha do compositor Célio Manga, Maíra sempre teve a música presente na vida. Em dezembro de 2021, a cantora lançou, pela Biscoito Fino, o primeiro álbum de carreira, intitulado “LÁ”, um trabalho todo dedicado à obra inédita do compositor Sergio Santos, sendo oito faixas em parceria com o poeta Paulo César Pinheiro. Ao todo, o disco abarca 12 faixas, que contaram com a participação dos músicos: Sergio Santos, Rafael Martini, Felipe José e Luca Raele. O álbum conta com participações especiais de André Mehmari, Rodolfo Stroeter, Grupo Vocal Brasileirão e também da orquestra russa St. Petersburg Studio Orchestra.
Em março de 2022, Maíra Manga foi agraciada pelo II Prêmio da Música Popular Mineira com o título de Melhor Canção na categoria MPB e afins, pela música “Raoni”, gravada no álbum de estreia. No curso da trajetória, Maíra já se apresentou ao lado de importantes nomes da música brasileira, tais como Celso Murilo e Nailor Proveta.
Música de Domingo
Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019, mas com a Covid-19 teve novamente as atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, a iniciativa voltou ao calendário cultural da cidade em setembro de 2021, com programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. Entre setembro de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 19 edições, com público total de aproximadamente 4 mil pessoas, que receberam as atrações como “Percussão Circular convida Sérgio Pererê”, “Aline Calixto”, "Roger Deff", "Toninho Horta" e "Samba Marku".
Sobre o Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, data que marcou o fim do Ano IV, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
Circuito Municipal de Cultura
Música de Domingo | Show “As Vozes e o Violão", com Sergio Santos e Maíra Manga.
Quando: Domingo (8), às 11h.
Onde: Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro).
Quanto: Ingressos gratuitos retirados pelo site Sympla.
Duração: 70min.
Classificação: Livre.
Evento com acessibilidade em Libras.
Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook