23 Abril 2025 -
O quarteto instrumental “Pepe Já Tirei a Vela” é atração do próximo “Música de Domingo”, edição especial em comemoração ao Dia Internacional do Jazz, celebrado em 30 de abril. O repertório do grupo tem como referência o estilo gypsy jazz manouche - uma das variações do jazz -, ritmo liderado pelos franceses Django Reinhardt e Stéphane Grappelli na década de 1930. O show acontecerá neste domingo (27), às 11h, no Teatro Francisco Nunes, e integra a programação do Circuito Municipal de Cultura. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no site Sympla. Mais informações pelo site do Circuito Municipal de Cultura.
O Circuito Municipal de Cultura é um projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
O grupo “Pepe Já Tirei a Vela” nasceu em 2014, em Belo Horizonte, com a proposta de disseminar o ritmo gypsy jazz manouche, que na tradução literal significa Jazz Cigano. O estilo musical é uma das variações do jazz, e teve início com os músicos franceses Django Reinhardt e Stéphane Grappelli, na década de 1930, influenciando até mesmo os cantores norte-americanos de Nova Orleans.
Nos shows, os “Pepes” - como são conhecidos - buscam ser fiéis ao estilo musical. A performance artística da banda tem papel importante nas apresentações: vestidos com figurinos da década de 1930, os músicos fazem uma alusão ao contexto social da época.
A apresentação no dia 27 integra a programação de shows do “Pepe Já Tirei a Vela” em comemoração aos 10 anos de estrada do grupo. Sobem ao palco do Teatro Francisco Nunes o quarteto de cordas formado por Raissa Uchôa no baixo acústico, Charles Camilo no violino, Pablo Barcelos e Mauro Del'Isola nos violões, para um repertório de clássicos do gypsy jazz manouche.
Música de Domingo
Nascido na década de 1950, o Música de Domingo apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019, mas com a Covid-19 teve novamente suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, a iniciativa voltou ao calendário cultural da cidade em setembro de 2021, com programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. Entre setembro de 2022 e setembro de 2024, período em parceria com o Instituto Odeon, foram realizadas 19 edições, com público total de aproximadamente 4 mil pessoas, que receberam as atrações como “Percussão Circular convida Sérgio Pererê”, “Aline Calixto”, "Roger Deff", "Toninho Horta" e "Samba Marku".
Sobre o Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, data que marcou o fim do Ano IV, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
Circuito Municipal de Cultura
Música de Domingo | Show “Pepe Já Tirei a Vela”
Quando: Domingo (27), às 11h.
Onde: Teatro Francisco Nunes (Av. Afonso Pena, 1.321 - Centro).
Quanto: Acesso gratuito. Ingressos retirados pelo site Sympla.
Duração: 90min.
Classificação: Livre.
Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook