Pular para o conteúdo principal

Cadastramento para a 2ª Teia Municipal vai até 7 de outubro
Divulgação/PBH

Cadastramento para a 2ª Teia Municipal vai até 7 de outubro

criado em - atualizado em

O prazo para os Pontos de Cultura cadastrarem as propostas artísticas na 2ª Teia Municipal para Pontos de Cultura de Belo Horizonte foi prorrogado para a próxima terça-feira (7). O evento será no dia 9 de novembro, no Parque Municipal, e reunirá artistas, empreendedores criativos, coletivos culturais e a comunidade de todas as regionais da cidade em um encontro de celebração e articulação para fortalecer a rede de Pontos de Cultura da cidade.

Os interessados também poderão também se inscrever no 2° Fórum Municipal dos Pontos de Cultura e nos eventos pré-fórum.  O cadastro é exclusivo para Pontos de Cultura com sede em Belo Horizonte e certificados pelo MinC ou homologados pela PBH, e deve ser feito neste link, onde também é possível consultar o Edital.

A Teia Municipal é a grande vitrine da Política Municipal Cultura Viva. Os Pontos de Cultura de Belo Horizonte têm a oportunidade de se conectar, trocar experiências e ao mesmo tempo apresentar para a cidade todo o fazer artístico e cultural. A 2ª edição contempla apresentações culturais, feira de economia criativa e atividades brincantes.

O evento também marca o encerramento do 2° Fórum Municipal dos Pontos de Cultura, encontro bianual no qual os participantes debatem e deliberam proposições para o aprimoramento da Política Municipal Cultura Viva e elegem os integrantes da Comissão Municipal Cultura Viva. Neste ano, o fórum acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, no Teatro Francisco Nunes.

Os trabalhos artísticos selecionados poderão compor a programação do Fórum e de suas etapas regionais com o objetivo de debater a política e promover a troca de experiências com base nas realidades territoriais de cada Ponto de Cultura, respeitando as diversidades e especificidades.

Os pré-fóruns acontecerão nos dias 18 de outubro (reunindo os pontos de cultura das regiões de Venda Nova, da Pampulha, Norte e Nordeste), 25 de outubro (Leste, Centro-Sul, Hipercentro e Noroeste) e 1º de novembro (Barreiro e Oeste). Só serão aceitas propostas de Pontos de Cultura destas regionais.

Critérios de análise

As propostas inscritas serão analisadas por uma Comissão de Programação paritária (sociedade civil e poder público) do Circuito Municipal de Cultura, considerando: Clareza e objetividade da proposta artística e cultural; Viabilidade técnica em relação ao espaço e recursos disponíveis; Adequação à categoria escolhida; Aderência à Política de Cultura Viva, valorizando o protagonismo de mulheres, pessoas negras, povos indígenas, quilombolas, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e populações tradicionais; Participação comunitária e atuação em rede com outros grupos ou coletivos culturais; Diversidade de linguagens e representatividade.

Critérios de inscrição 

As propostas poderão ser inscritas em diferentes formatos de participação, de acordo com as especificidades de cada etapa da programação que compõem a 2ª edição da Teia Municipal dos Pontos de Cultura de Belo Horizonte. Cada categoria foi pensada considerando o espaço de realização, a dinâmica do evento e o tipo de experiência cultural que se pretende proporcionar ao público.

Cada Ponto de Cultura poderá inscrever uma proposta em uma categoria artística ou brincante, com exceção da participação na Feira de Economia Criativa, que pode ser acumulada com outra categoria. As propostas devem ser compatíveis com espaços públicos e de classificação indicativa livre. Não serão aceitas propostas de cunho religioso, político-partidário, publicitário ou discriminatório.