Pular para o conteúdo principal

Fachada do Museu Casa do Baile à noite

Museus públicos de BH participam da 12ª Primavera dos Museus

14/09/2018 | 18:32 | atualizado em 18/09/2018 | 19:14

Os museus da Fundação Municipal de Cultura (Museu da Imagem e do Som, Casa do Baile, Casa Kubitschek, Museu da Moda, Museu Histórico Abílio Barreto, MIS Cine Santa Tereza e Museu de Arte da Pampulha) participam entre os dias 17 e 23 de setembro da 12ª edição do Primavera dos Museus. O evento é organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e traz como tema este ano a educação em museus. A programação dos museus da FMC é gratuita e pode ser consultada no site BHFazCultura.
 

Um dos destaques da programação é a atividade “Jogos e memórias no quintal do MIS”, desenvolvida no Museu da Imagem e do Som. Trata-se de uma atividade lúdica no qual o público poderá interagir com quebra-cabeças, jogos da memória e outros brinquedos que apresentam de forma divertida o acervo do Museu e que mostram um pouco do universo mágico do audiovisual. A atividade é voltada para crianças de 5 a 14 anos e acontece nos dias 18, 19 e 20, às 9h e às 14h.
 

Na Casa do Baile, localizada na Pampulha, o destaque é a ação educativa “A Casa do Baile: território do sensível”, que propõe a criação de um percurso de descobertas sensíveis que possibilitem a construção de novas interpretações acerca do significado da educação em museus. O percurso convida os visitantes a explorar o espaço através de planos sensoriais, para o desenvolvimento de um aprendizado mais dinâmico, holístico e inclusivo, fundamentado na experiência e autonomia dos sujeitos na Casa do Baile.
 

Já o Museu de Arte da Pampulha promove de 19 a 21 de setembro, sempre às 19h, um encontro da Jornada Mineira de Educação em Museus. Trata-se de uma ação em rede entre instituições museais, governamentais e independentes de Belo Horizonte para troca de experiências e formação.
 

A 12ª Primavera dos Museus tem como objetivo um reconhecimento dos museus como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências. O tema dessa edição da Primavera, que tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Museus – PNEM, lançado pelo Ibram em junho deste ano, põe em foco uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

PBH realiza reconstrução da rede de drenagem na avenida dos Andradas

Reconstrução da rede de drenagem na avenida dos Andradas gera economia e mais segurança à população.

16/01/2019 | 19:44
Fachada do BH Resolve, durante o dia. Sala Mineira do Empreendedor, no BH Resolve, vai oferecer serviços da Fecomércio

Desde 15/1, a Fecomércio MG vai oferecer seus serviços na Sala Mineira do Empreendedor, no BH Resolve.

15/01/2019 | 19:50