14 September 2018 -
Os museus da Fundação Municipal de Cultura (Museu da Imagem e do Som, Casa do Baile, Casa Kubitschek, Museu da Moda, Museu Histórico Abílio Barreto, MIS Cine Santa Tereza e Museu de Arte da Pampulha) participam entre os dias 17 e 23 de setembro da 12ª edição do Primavera dos Museus. O evento é organizado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e traz como tema este ano a educação em museus. A programação dos museus da FMC é gratuita e pode ser consultada no site BHFazCultura.
Um dos destaques da programação é a atividade “Jogos e memórias no quintal do MIS”, desenvolvida no Museu da Imagem e do Som. Trata-se de uma atividade lúdica no qual o público poderá interagir com quebra-cabeças, jogos da memória e outros brinquedos que apresentam de forma divertida o acervo do Museu e que mostram um pouco do universo mágico do audiovisual. A atividade é voltada para crianças de 5 a 14 anos e acontece nos dias 18, 19 e 20, às 9h e às 14h.
Na Casa do Baile, localizada na Pampulha, o destaque é a ação educativa “A Casa do Baile: território do sensível”, que propõe a criação de um percurso de descobertas sensíveis que possibilitem a construção de novas interpretações acerca do significado da educação em museus. O percurso convida os visitantes a explorar o espaço através de planos sensoriais, para o desenvolvimento de um aprendizado mais dinâmico, holístico e inclusivo, fundamentado na experiência e autonomia dos sujeitos na Casa do Baile.
Já o Museu de Arte da Pampulha promove de 19 a 21 de setembro, sempre às 19h, um encontro da Jornada Mineira de Educação em Museus. Trata-se de uma ação em rede entre instituições museais, governamentais e independentes de Belo Horizonte para troca de experiências e formação.
A 12ª Primavera dos Museus tem como objetivo um reconhecimento dos museus como espaços plurais, que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências. O tema dessa edição da Primavera, que tem como embasamento o Caderno da Política Nacional de Museus – PNEM, lançado pelo Ibram em junho deste ano, põe em foco uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.