Pular para o conteúdo principal

Museus da Pampulha tem o Noturno nos Museus como destaque nas ações de dezembro
Divulgação

Museus da Pampulha tem o Noturno nos Museus como destaque nas ações de dezembro

criado em - atualizado em

O público de Belo Horizonte já pode se preparar para mais um Noturno nos Museus. O evento, que já é referência no calendário municipal, chega à 9ª edição nesta sexta-feira (6), das 18h às 23h. E os equipamentos culturais da Pampulha não podiam ficar fora dessa grande celebração da arte e da cultura na cidade.  Mais informações e programação completa no site do projeto.

Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Viaduto das Artes, o Noturno nos Museus oferece uma ampla programação de atividades culturais, incluindo exposições com visitas especiais, apresentações musicais, de dança, literatura, performance, entre outras atrações.

Os espaços museais da Pampulha também participam dessa noite especial com uma programação totalmente gratuita do Projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura em parceria com o Instituto Lumiar. O Museu Casa Kubitschek convida a todos os visitantes para a apresentação musical do coletivo As Pandeirista, a partir das 19h. Formado por Manu Ranilla, Luisa de Paula e Anna Lages, o projeto consiste em rodas de pandeiro exclusivamente femininas, com o objetivo de ocupar espaços públicos com música e promover o empoderamento das mulheres.

A programação também acontece na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design que abre, às 18h, a Exposição Digital de Natal 2024 da Galeria Aut, que celebra a inclusão e a diversidade, destacando as expressões artísticas de pessoas com TEA, desenvolvida pelo Viaduto das Artes. Às 20h, será a vez do Projeto Museus Pampulha com as bailarinas e criadoras Bel Sôuza, Carolina Lima e Rosa Antuña apresentarem a instalação-performática “Corpo-água”, que propõe a integração corpo-espaço a partir de Iemanjá enquanto arquétipo. As três artistas experienciam diferentes maneiras de corporificar as águas de Iemanjá, a partir das vivências no candomblé, na umbanda, nas danças tradicionais e dança contemporânea. O trabalho foi contemplado no Edital Corpo-Território, do CRDançaBH.

Às 21h, a festa continua na Casa do Baile com a apresentação do Samba de Roda du Oridendê, manifestação cultural que faz reverência à energia feminina que manifesta, nutre e conduz o samba. O Oridendê mistura cânticos autorais e muito samba no pé, conquistando a todos através dos toques, palmas, energia e o rodar das saias das participantes.

Todas as atrações dos museus da Pampulha no Noturno nos Museus são gratuitas e podem ser acessadas no site do projeto. Não é necessário inscrição prévia e a classificação é livre.

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) ganha, por meio de parceria com o Viaduto das Artes para o Noturno nos Museus, uma iluminação especial das esculturas localizadas nos jardins e instalação da obra "Pensamento do Fora" da artista Marilá Dardot, que podem ser vistas entre 18h e 22h. A instalação, que ocupa os jardins do museu, apropria-se do elemento visual das placas de sinalização do Museu para subverter seu conteúdo com citações extraídas da história da literatura e do pensamento, que de alguma forma se relacionam com um amplo espectro de noções – o tempo, a vida e a paisagem.

Atividades educativas continuadas

O projeto Museus Pampulha segue em dezembro com a agenda de atividades educativas.  A equipe do educativo do Museu de Arte da Pampulha convida, neste sábado (7), das 10h às 12h, para a oficina “Entre formas”. A proposta é que os participantes criem composições com formas geométricas e orgânicas, transformando o bidimensional em tridimensional através de pinturas, recortes e encaixes. A atividade é gratuita, aberta ao público de todas as idades e será realizada no Museu Casa Kubitschek.

No sábado (14), às 9h, o público terá a oportunidade de percorrer e contemplar a exuberância do Conjunto Moderno da Pampulha na atividade “Caminhadas MAP - Travessia em 4 atos”, que convida para uma caminhada educativa e interativa, em que a arte e a vida se misturam.

A caminhada será dividida em quatro atos: parada da memória, parada do amor, parada do olhar e parada do imaginário. Em cada estação, serão estimuladas diferentes linguagens envolvendo literatura, imagem, corpo e voz, onde os participantes serão convidados a partilhar experiências e vivenciar a paisagem em seus diversos níveis sensoriais, a partir de desenhos, narrativas e conversas. O trajeto tem aproximadamente 1,4 km, terá início em frente à Igrejinha da Pampulha com destino ao Museu Casa Kubitschek com duração de aproximadamente 2 horas, contando o tempo das paradas.

Sobre o Noturno nos Museus

O evento tem por objetivo fomentar a apropriação e fruição do público em relação aos museus de Belo Horizonte, proporcionando às pessoas a oportunidade de visitar essas instituições em horários alternativos, bem como acompanhar as atividades que são realizadas nos museus da cidade.

Para aproveitar melhor a noite e promover a mobilidade da população entre as instituições, haverá roteiros com transporte gratuito, promovido pela Fundação Educacional Lucas Machado I (Feluma). Os pontos de embarque e desembarque podem ser consultados aqui. As vans estão sujeitas à lotação e operam de acordo com a capacidade de lugares.

Sobre o projeto Museus Pampulha

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, o Museus Pampulha busca fortalecer as ações artísticas, culturais e de formação das instituições museológicas que integram o Conjunto Moderno da Pampulha, sendo elas a Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, o Museu de Arte da Pampulha e o Museu Casa Kubitschek.

O projeto chega à sua segunda edição, dando continuidade à missão de promover uma ampla agenda de atividades artísticas e culturais, que incluem exposições, programas educativos, publicações e programações culturais relacionadas aos museus e ao território.