Pular para o conteúdo principal

Fachada do Museu de Moda durante o dia.
Foto: Ricardo Laf

Museu da Moda promove aulas de moda e design

criado em - atualizado em

A Fundação Municipal de Cultura promove no Museu da Moda de Belo Horizonte o projeto “Aula Aberta”. São aulas gratuitas de moda e design, ministradas por professores das principais universidades da cidade, abertas a todos os interessados. A iniciativa tem como objetivo promover o intercâmbio de pesquisas, informações e conhecimentos relacionados à moda entre a sociedade civil e acadêmica da cidade. As aulas acontecem sempre às quartas-feiras, com diferentes professores convidados. As inscrições podem ser feitas por meio da página do museu no Facebook.  A programação do mês de junho está disponível neste site.

 

O projeto se destina aos estudantes que pretendem cursar futuramente uma graduação, pós-graduação ou curso técnico de Design de Produtos, Moda, Design de Interiores, Design Gráfico ou Design de Joias. Estas pessoas terão a oportunidade de assistir as aulas das instituições mais renomadas de Belo Horizonte.

 

Através do projeto, pretende-se aumentar a visibilidade de faculdades e universidades especializadas em Moda e Design em Belo Horizonte, dando a oportunidade para interessados e público geral conhecerem mais sobre o conteúdo dos cursos superiores, a cultura de cada instituição de ensino, bem como seus docentes e discentes. Além disso, o projeto “Aula Aberta” tem como objetivo, estreitar os laços entre os espaços do museu com pesquisadores e estudantes destas áreas.

 

Projeto Aula Aberta

Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-4384

 

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO 

 

DIA 7 

Instituição: Universidade Estácio

Horário: das 19h às 20h20 e das 20h40 às 22h (2 turmas)

Tema da aula: moda, identidade e representatividade na sociedade contemporânea

Professores: Daise Guimarães, Enrico Marques F. Passos e Marcela Melo

Conteúdo: a moda muda ao longo dos tempos, então, será que estamos vivendo um momento realmente de inclusão? Será que isso vai ser realmente incorporado aos sistemas da moda, ou trata-se de uma modinha? A moda passou de um lugar definido, limitado ou limitante, para um lugar de pluralidade, mais democrático.

 

DIA 14 

Instituição: Escola de Moda Corte Centesimal

Horário: das 19h às 20h20 e das 20h40 às 22h (2 turmas)

Tema da aula: Modelando e Costurando Histórias de Empreendedores

Professora: Carolina de Melo Franco

Conteúdo: Mostrar através de histórias a importância da modelagem de roupas e como o aprendizado das técnicas de modelagem ajuda a transformar e construir negócios e sonhos bem sucedidos.

 

DIA 21 

Instituição: Escola de Moda Denise Aguiar

Horário: das 19h às 20h20 e das 20h40 às 22h (2 turmas)

Curso: Design de Moda

Tema da aula: O tecido e sua aplicação no mundo da moda

Professora: Denise Aguiar

Conteúdo: a aula abordará temas como a definição de tecido, história dos tecidos, tipos de tecidos (naturais, sintéticos, artificias, planos, malhas), bem como sua aplicação prática (amostragem e tecidos e roupas prontas).

 

DIA 28 

Instituição: Universidade UNA

Horário: das 19h às 20h20 e das 20h40 às 22h (2 turmas)

Curso: Programa de Pós-Graduação em Moda: Direção Criativa

Tema da aula: Resíduos Têxteis - práticas com os 12Rs

Professora: Gabriela Leite Marcondes Schott

Conteúdo: a aula abordará a importância da valorização do reuso dos resíduos têxteis, com a intenção de prolongar seu ciclo de vida, transformando-os em novos produtos, utilizando o resíduo têxtil como um recurso com diferentes possibilidades de geração de emprego e renda para as comunidades. Têm como objetivo fomentar ideias criativas, engajar pessoas, gerar alternativas de emprego e renda para as comunidades e refletir sobre os impactos negativos e a problemática socioambiental do descarte inadequado desses resíduos.