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Fachada do Museu da Moda durante o dia.
Foto: Ricardo Laf/PBH

Museu da Moda abre ao público mostras do 22º Minas Trend

criado em - atualizado em

O Museu da Moda de Belo Horizonte abre suas portas a um dos principais eventos relacionados à moda do país. A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) leva a 22ª edição do Minas Trend para as dependências do MUMO. Quatro mostras serão repensadas para os espaços do museu por Pedro Lázaro, diretor criativo da Semana de Moda Mineira.

 

Abertas na quinta-feira, dia 26 de abril, as mostras ficam em cartaz até o dia 10 de junho, de terça a sexta, das 9h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 14h. A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Fundação Municipal de Cultura e da Belotur, em parceria com a FIEMG.

 

As mostras promovem a moda como identidade da capital mineira, oferecendo ao grande público o acesso democrático ao potencial criativo da união de arte, moda, design e indústria no primeiro e único museu público de moda do país. Dessa forma, as mostras contribuem para consolidar o potencial mineiro na arte de se representar no mundo da moda, como produtor, consumidor e exportador.

 

“Receber estas importantes exposições amplia a capacidade de intercâmbio de nossa cidade, incrementa a troca de conhecimento, promove o turismo e a integração entre os profissionais, estudantes e artistas da moda. Coloca-se em destaque, assim, a criatividade, reflexo da alta qualidade da moda e do talento de seus protagonistas, como referência para o desenvolvimento das ações de pesquisa, preservação, memória e patrimônio”, afirma Marta Guerra, gestora do Museu.

 

Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Romulo Avelar, ações como as mostras do Minas Trend e o lançamento do selo “Belo Horizonte Capital da Moda”, contribuem para afirmação da moda como expressão cultural da cidade. “Belo Horizonte possui uma cena cultural efervescente e plural, que abriga, entre tantas manifestações, iniciativas potentes no campo da moda”, considera.

 

 

Nosso lugar somos nós

As riquezas históricas, culturais e geográficas de Minas Gerais servem de referência para a concepção criativa do 22º Minas Trend e surgem sob o tema “Nosso Lugar Somos Nós”. O tema propõe uma abordagem sobre a tradição, cultura e valores locais e suas influências na produção de moda mineira, na busca por novos mercados por meio de processos mais elaborados e produtos mais genuínos. A importância da sustentabilidade, de forma a garantir a sobrevivência das gerações futuras, é também referência importante para o conceito inspiracional da temporada.

 

“Ao longo dos últimos 11 anos, o Minas Trend cumpriu sua missão de promover a moda mineira, gerando negócios e lançando tendências – e este é um trabalho do qual Minas Gerais, sua indústria e seus empresários muito se orgulham, por gerar riqueza para o estado e empregos de qualidade”, relata o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior.

 

Nesta edição, o tema do Minas Trend foi o cerrado mineiro e seus buritizeiros. “Fugimos dos estereótipos instantâneos da cultura local, buscando elementos com valor e conteúdos a serem explorados”, destaca Pedro Lázaro, sobre as referências que pautaram o desenvolvimento do tema.

 

 

Exposições em cartaz no Museu da Moda de Belo Horizonte

Looks do Desfile de Abertura

O desfile coletivo de abertura do 22º Minas Trend trouxe para a passarela diversidade, beleza e tradições do sertão mineiro, região que é uma das referências do tema de inspiração desta edição de lançamentos para a temporada Primavera-Verão/2019. Reunindo looks, compostos por peças de marcas mineiras que participaram do Salão de Negócios do Minas Trend, o desfile foi dirigido pelo stylist Paulo Martinez, que optou por uma apresentação pautada pelas variantes de cores que caracterizam as paisagens da icônica região do estado.

 

Desfile Sindijoias

O Sindijoias Gemas/MG apresentou na passarela do 22º Minas Trend um desfile coletivo das grifes Caleidoscópio, Carlos Penna, Camila Klein, Endy Mesquita, Hector Albertazzi, Lázara e S Design. Um grupo eclético que se juntou exclusivamente para esta apresentação com uma visão plural da relevante produção do setor. Com styling de Davi Leite, o desfile é uma celebração da identidade de cada um ao mesmo tempo em que fortalece e promove a união de todos. O trabalho único de cada marca bem representa as mais importantes tendências da moda em bijuterias e folheados.

 

 Espelho Virtual – SENAI Modatec

O SENAI-MG, em parceria com o SENAI CETIQT e o SENAI Modatec, levou ao Minas Trend um “Espelho Virtual”, equipamento que faz parte da planta modelo de confecção 4.0, onde o cliente se vê dentro da roupa que deseja adquirir e tem a possibilidade de personaliza-la. Tudo começa com a interação entre a pessoa e uma tela de realidade virtual e termina com o produto customizado de acordo com o gosto do cliente, inclusive a escolha de estampa e cores. O projeto marca a integração entre os espaços virtuais e físicos, ligando consumidor, produtos, máquinas, softwares, sistemas produtivos e a cadeia de suprimentos e distribuição. Nesse sistema, o cliente é o próprio designer.

 

MW + Industrial + Moda

Destacar o trabalho e a visão particular de profissionais que alavancam a indústria de moda é o principal objetivo da exposição MW + INDUSTRIAL + MODA que conta com editoriais produzidos pelos stylists Mariana Sucupira, Davi Leite, Thais Mol e Maria Cândida com peças dos expositores mineiros do Salão de Negócios do Minas Trend, realizados nas dependências de empresas reconhecidas pelo seu desempenho nos âmbitos ambiental, social e econômico. O resultado desse trabalho, composto por vídeos veiculados e fotografias, destaque no Minas Trend, reforçam o conceito do tema “Nosso Lugar Somos Nós”, que traz como referência estética a relação afetiva dos mineiros com a natureza e a sua importância na indústria da moda do estado.

 

 

Belo Horizonte, capital da moda

Na noite desta quarta-feira, dia 25, durante a cerimônia de abertura das exposições do 22º Minas Trend no Museu da Moda de Belo Horizonte, foi lançado o selo Belo Horizonte Capital da Moda. O selo tem o objetivo de promover a cadeia produtiva da moda, que representa mais de 35 mil empregos formais no Município, considerando apenas os setores do comércio e da indústria, sem contar com atividades de setores como artesanato, cultura, turismo e educação.

 

A ideia é desenvolver e promover o posicionamento da cidade, com ações que coloquem em sinergia os diferentes players do mercado e os agentes públicos municipais, entre eles, as secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Econômico, a Fundação Municipal de Cultura (FMC) e a Belotur.

 

 

22º Minas Trend - Exposições

De 26 de abril a 10 de junho

Terça a sexta, das 9h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 14h

Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro)

ENTRADA GRATUITA