Pular para o conteúdo principal

Informativo sobre o Cornavírus em Belo Horizonte
Foto: Arte PBH

Mudanças no funcionamento dos cemitérios municipais visam prevenção à Covid-19

criado em - atualizado em


Como parte dos esforços de prevenção ao contágio e de enfrentamento da pandemia causada pelo Coronavírus, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica adotou medidas especiais de funcionamento para os quatro cemitérios municipais e para a Capela Velório do Barreiro, regulamentadas pela portaria FPMZB 10, de 19 de março de 2020.

De acordo com a portaria, os atendimentos presenciais nas necrópoles para realização de serviços administrativos, como retirada de documentos, atualização cadastral e transferência de titularidade dos jazigos estão suspensos enquanto durar o período de emergência, sem prejuízos ou implicações administrativas ao concessionário do jazigo.

 

Confira abaixo algumas medidas:

  • As equipes dos cemitérios estão orientadas a estimular ações preventivas do contágio por Coronavírus. Entre elas, a realização de sepultamentos diretos (sem velório) e o envio de condolências para os familiares por meios virtuais, como vídeo, e-mail, aplicativos de mensagens, ligações telefônicas, entre outros
    .
  • Quando necessário ou desejado pelas famílias, o velório deverá ser realizado, obrigatoriamente, no período diurno, com duração máxima de 1 hora, sendo permitida a presença de até 10 pessoas no local, adotando regime de rodízio nos casos em que for necessário e evitando aglomeração de amigos e familiares, mesmo nos espaços abertos/ao ar livre dentro do cemitério.
     
  • Deve ser respeitada a distância mínima de 1 metro entre indivíduos em qualquer local dentro dos cemitérios.
     
  • Pede-se, preventivamente, aos familiares e amigos presentes no velório que não se cumprimentem com beijos, abraços ou aperto de mãos, além de manterem portas e janelas abertas durante todo o velório.
     
  • Pessoas com sintomas de doenças respiratórias não devem comparecer ao velório.


A Fundação recomenda, ainda, que as pessoas evitem realizar visitas aos cemitérios e que, em caso de extrema necessidade e mesmo estando em ambiente aberto, adotem as medidas de prevenção indicadas pelos órgãos de saúde municipal, estadual e federal.

Medidas preventivas também foram adotadas para resguardar os funcionários das necrópoles: além da adoção de escalas reduzidas, distância de pelo menos 1 metro entre indivíduos e a presença do mínimo possível de trabalhadores no mesmo espaço quando em trabalho presencial.

Os funcionários que se enquadram nos grupos considerados de maior risco pelos órgãos de saúde estão em regime de sobreaviso ou teletrabalho, em suas respectivas residências, independentemente da natureza de suas atividades.

A Fundação também intensificou os serviços de higienização dos espaços de uso coletivo, como banheiros e refeitórios, e suspendeu a realização de reuniões entre equipes, ressalvadas aquelas estritamente necessárias e que não possam ser realizadas por meios virtuais, desde que respeitadas as recomendações dos órgãos de saúde já divulgadas.