Pular para o conteúdo principal

Movimenta PBH - Programa de valorização e qualidade de vida do servidor
Arte: PBH

Movimenta PBH promove projeto de corrida para servidores do Barreiro

criado em - atualizado em

Servidores e colaboradores que trabalham na região do Barreiro têm a oportunidade de praticar corridas, caminhadas e outras atividades físicas acompanhadas por um profissional de educação física, com o projeto Corredores da Cidade realizado pelo programa Movimenta PBH da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, em parceria com a Unimed-BH. As aulas são gratuitas e o objetivo é estimular a prática de atividade física e a adoção de hábitos mais saudáveis pelos funcionários públicos municipais.

 

Iniciado em 2018 para servidores da área central da capital, o projeto se expandiu e, desde junho, também oferece a prática dessa modalidade esportiva para os agentes públicos do Barreiro, no Complexo Esportivo Milionários.  A ação começou com um pequeno grupo e vem crescendo a cada mês.

 

A aprovação tem sido grande. "Fiquei sabendo sobre a corrida pela divulgação que um colega fez no grupo do Whatsapp da equipe do centro de saúde. Na mesma hora liguei pra me inscrever porque preciso muito manter o peso. Trabalho andando e não posso sobrecarregar meu joelho", conta Ana Paula da Silva Lima, agente Comunitário do Centro de Saúde Vila Cemig. “Estou achando puxado porque tinha um bom tempo que não fazia nada, mas está sendo muito bom ter um educador físico para orientar. Os exercícios são bem completos. Com um exercício trabalhamos muitos músculos ao mesmo tempo”, avalia.

 

Atendente na gerência regional de atendimento ao cidadão Barreiro, Juliene Alves Moreira trabalha somente sentada. Desde que sofreu um infarto há 11 anos, está sempre atenta à importância de se exercitar para compensar as oito horas diárias de imobilidade. "Já fiz várias modalidades de esporte e dança, mas acabei largando a zumba para fazer a corrida. O exercício é mais localizado e melhorou muito o meu condicionamento", avalia. Os benefícios para a saúde são muitos. "Pressão arterial, colesterol, triglicérides, tudo, está muito melhor", assegura.

 

 

Atividades

Segundo Lígia Rache, gerente de Gestão do Desenvolvimento e responsável pelo Movimenta PBH, os treinos no Barreiro e no Centro da capital são realizados as segundas e quartas-feiras, entre 17h30 e 19h. As atividades são acompanhadas por um educador físico, que faz um atendimento personalizado e oferece dicas de desempenho, postura e fortalecimento do sentimento de equipe.

 

 

Inscrições

Servidores e colaboradores interessados em participar dos grupos no Parque Municipal Américo René Giannetti (Parque Municipal), no Centro da capital, ou no Complexo Esportivo Milionários, no Barreiro, devem enviar um pedido para  movimenta@pbh.gov.br, para que seja verificada a disponibilidade de vagas.