Pular para o conteúdo principal

Mulher mostra salada em vasilha transparente, em local fechado, com várias pessoas ao fundo.
Foto: Divulgação PBH

Movimenta PBH promove curso sobre higienização e transporte de alimentos

criado em - atualizado em

O Movimenta PBH, programa de valorização e qualidade de vida do servidor, promoveu, no dia 27 de novembro, o curso “Marmita no Pote” para servidores das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul.

 

Segundo a gerente de Gestão do Desenvolvimento, Lígia Rache, a proposta foi ensinar um modo seguro de higienizar e de acondicionar e transportar o almoço de casa para o trabalho.

 

“Proporcionamos uma aula divertida e envolvente e todos colocaram a mão na massa, montando sua própria marmita com legumes, folhas, temperos e um proteína para almoçar junto com os outros colegas de trabalho”, contou a gerente.

 

Durante o curso, promovido em parceria com a Unimed-BH, foram apresentados alguns erros comuns, como a manipulação de alimentos crus com outros cozidos na mesma tábua e a não higienização e sanitização dos vegetais e verduras.

 

Também foi destacada a importância de se manter a geladeira sempre limpa e nunca colocar um alimento quente dentro dela. Outra dica importante foi em relação ao descongelamento da carne, que deve ser feito dentro do refrigerador e não em temperatura ambiente.

 

“Foi uma excelente iniciativa”, disse Regiane Guimarães, assessora da Gerência de Fiscalização da Regional Centro-Sul. “Esses cursos que abordam a vida saudável são muito bons. Aprendemos como armazenar os alimentos. A vida é muito corrida e essas dicas passadas são bem mais práticas, como secar previamente a alface para poder armazená-lo. Sempre trago minha marmita, mas fico com preguiça de trazer a salada. Agora eu sei como acondicioná-la e vou mudar meus hábitos”.

 

Cynthia Gonçalves também participou do curso. “Trago minha marmita pelo menos três vezes por semana. A palestra foi muito útil. Já participei de outras iniciativas sobre armazenamento dos alimentos. Hoje aprendi a higienizar corretamente os alimentos. No final do curso, come e ainda repeti o que preparei. Muito legal”.

 

O curso foi gratuito e contou com a participação de mais de 60 servidores.