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Mostra virtual apresenta experiências inovadoras da Atenção Especializada no SUS
Divulgação/ HMDCC

Mostra virtual apresenta experiências inovadoras da Atenção Especializada no SUS

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A Prefeitura de Belo Horizonte está participando da Mostra Virtual Estadual de Experiências Inovadoras em Atenção Especializada à Saúde (AES). A proposta é apresentar projetos da Atenção Especializada à Saúde (AES), que abrangem soluções que vão desde a implantação de linhas de cuidado até serviços ambulatoriais e hospitalares. Das 45 iniciativas selecionadas no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais, 10 são de unidades de gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

São cinco propostas do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB) e quatro do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC), ambos de gestão municipal, além de uma solução desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Para selecionar esses e outros projetos foi realizado o Mapeamento e Análise Crítica de Experiências Inovadoras na Atenção Especializada à Saúde, por meio da Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e com o Ministério da Saúde. Com isso, foram escolhidas algumas práticas que estão transformando e qualificando o SUS.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, a seleção de todas essas soluções para a mostra é motivo de orgulho. “Ver que tantas implementações inovadoras da rede SUS-BH foram cuidadosamente escolhidas por várias instituições só reforça que o serviço prestado pelas equipes das unidades municipais é de excelência. Buscamos sempre melhorias para os nossos fluxos e processos, sempre com a missão de garantir a assistência de qualidade a todos os pacientes”, reforçou.

Dentre as cinco propostas do HOB está o projeto ‘Estratégias de Melhoria no Atendimento às urgências e emergências Pediátricas’. São ações de qualificação, como teleconsultoria entre médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e especialistas do hospital; ampliação de leitos temporários para atender os pacientes, sempre que preciso; e capacitação profissional para médicos generalistas da rede. Com isso, os resultados são mais agilidade no atendimento e melhor manejo de crianças em estado crítico.

Uma das soluções inovadoras do HMDCC é a metodologia ‘Dias vermelhos em verdes’. A iniciativa tem como objetivo diminuir a média de permanência dos pacientes internados e garantir que cada dia de internação tenha valor e os aproxime da alta hospitalar. Para implementar a solução, foi desenvolvido um aplicativo web que é atualizado em tempo real e pode ser acessado de qualquer lugar, o que facilita a avaliação feita por parte dos profissionais.      

Já a implementação da SMSA foi a ‘Regulação, matriciamento e atendimento multiprofissional em nefrologia’. Essa estratégia garantiu um processo de revisão da fila de espera, com participação dos nefrologistas do ambulatório da Unidade de Referência Secundária (URS) Sagrada Família. Assim, foi possível qualificar a assistência, possibilitando agendamentos dos casos prioritários, além de garantir orientação para manejo clínico das situações menos complexas nos centros de saúde da cidade. O resultado foi a redução de mais de 77% da fila de nefrologia.

Para assistir aos vídeos dos projetos selecionados e conhecer as soluções que impactam positivamente a gestão e a assistência à saúde, acesse: expinova.feluma.org.br.