8 November 2023 -
Promover a inclusão social e o cinema pelo formato de curtas são alguns dos objetivos que a “Mostra Inclusiva LAIS” busca alcançar. Produzido pelo OPALMAS e com curadoria de Bárbara Sturm, a mostra vai exibir, divulgar e premiar vários filmes com duração máxima de 20 minutos dirigidos por mulheres. Além disso, está incluso na programação uma palestra sobre o cinema independente. A programação acontece no Cine Santa Tereza.
A programação terá neste sábado (11), às 16h30, com uma palestra e em seguida, às 19h, com a exibição dos curtas. No domingo (12), às 16h30, serão reexibidos os curtas-metragens. Os ingressos podem ser retirados on-line. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa da mostra pode ser consultada no site www.mostralais.com.br.
Com um nome vindo da combinação das siglas L (LIBRAS), A (audiodescrição), I (inclusão) e S (social), o festival busca atender ao público em geral, além de promover a formação da plateia no cinema, sobretudo com a inclusão social. Para isso, a “MOSTRA INCLUSIVA LAIS” vai produzir sessões no cinema com áudio descrições, LIBRAS e legendas descritivas.
A palestra “O Cinema Independente”, ministrada por Luciana Damasceno, abre a programação trazendo a temática da distribuição de filmes nacionais. Na sequência inicia-se a exibição dos curtas com uma programação que traz drama, documentários, aventura, fantasia e animação. Um total de treze filmes com direção feminina de várias regiões do país.
Os filmes selecionados participarão da votação que acontecerá por meio de cédulas distribuídas ao público, pela produção do evento, no local de exibição. Os três mais bem votados durante as sessões presenciais serão premiados. O primeiro lugar receberá o Troféu LAIS acompanhado pelo prêmio de R$2 mil. Já o segundo, terceiro e quarto lugar receberão uma cópia em formato H264, contendo LIBRAS, audiodescrição e legendas descritivas, como incentivo para promover novas sessões de inclusão social.
OPALMAS atua no audiovisual voltado para filmes em formatos de longas, médias, curtas-metragens e séries (live action e documentários) para cinema, TV e VOD. A produtora surgiu no mercado com a criação, produção e lançamento consecutivo de dois documentários que retratam assuntos relevantes para a sociedade. Em novembro de 2016, o longa-metragem documental “A Peleja da Essência” estreou no Cine 104 para trazer uma imersão no universo íntimo e profissional dos artistas de rua. No mesmo mês, uma semana depois, foi lançado no Cine Humberto Mauro o média-metragem “Além dos Sentidos”, que abrange a deficiência auditiva por meio de pessoas que buscam tratamentos, depoimentos de profissionais da saúde e um profundo mergulho na vida das pessoas surdas e com perda auditiva que buscam a sua inclusão na sociedade. Sua missão, visão e valores se unificam no objetivo de realizar projetos artísticos com alcance universal, que entretenha, oportunizem a diversidade, inovação e criatividade com foco no processo de imersão na pesquisa de linguagens e que se comunique com o público por meio de assuntos relevantes.
Bárbara Sturm – Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007. Formada em cinema, dirigiu três curtas-metragens. Participou dos programas internacionais de distribuição CICAE Training, no Festival de Veneza, Berlinale Talent Campus, no Festival de Berlim, e Locarno Industry Academy, do Festival de Locarno. Atuou como programadora no Cine Belas Artes, como diretora de aquisições na Pandora Filmes – onde foi responsável pelo sucesso ‘“Que Horas Ela Volta?”, drama de Anna Muylaert que fez 500 mil espectadores. Passou pela agência de marketing Pipoca Digital e, em 2017, assumiu a posição de gerente de conteúdo na Elo Company, responsável pela curadoria e negociação de projetos e a criação e coordenação do Selo ELAS – consultorias para fomento de longas-metragens brasileiros dirigidos por mulheres. Em 2022, assumiu também a gerência do departamento de Vendas, sendo agora Diretora de Conteúdo & Vendas na Elo Studios. É professora do curso “O Mercado da Distribuição de Filmes”, que já teve mais de 15 turmas e mais de 100 alunos em todas as cinco regiões do Brasil. Faz parte do coletivo de inteligência estratégica ASAS.BR.COM e do grupo Mais Mulheres do Audiovisual Brasil.
Serviço
Mostra Inclusiva LAIS
Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza - Praça Duque de Caxias
Data: sábado (11) e domingo (12), às 16h30.
Classificação indicativa: 12 anos.
Ingressos gratuitos: https://site.bileto.sympla.com.br/cinesantatereza/ ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão
Programação completa: www.mostralais.com.br