Pular para o conteúdo principal

Mostra Hip Hop nas Telas homenageia os 50 anos do movimento
Reprodução

Mostra Hip Hop nas Telas homenageia os 50 anos do movimento

criado em - atualizado em

Nas celebrações dos 40 anos do Hip Hop no Brasil e 50 anos do movimento no mundo, o Cine Santa Tereza recebe a mostra “Hip Hop nas Telas”, em cartaz do dia 24 a 30 de novembro. Os ingressos, que são gratuitos, podem ser retirados on-line. Uma quota de 50% dos bilhetes é reservada para distribuição no próprio cinema, 30 minutos antes das sessões. A programação completa da mostra pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

 

Com um conjunto de filmes de ficção e documentário que remontam às origens do movimento e aos elementos a ele associados, como o Breaking, o MCing, o Graffiti e o Djing, a programação traz para as telas um pouco da história, do cotidiano e do contexto da cena do Hip Hop, além de exibir uma ativa cultura urbana negra de arte e de produção periférica. A mostra foi concebida pelo Fórum Municipal do Hip Hop, representado por Camila Oliveira, em parceria com o Cine Santa Tereza, integrando a programação do Circuito Municipal de Cultura.

 

A programação da Mostra Hip Hop inclui sessões comentadas e registros históricos da cena Hip Hop em Belo Horizonte.

 

A sessão inaugural, nesta sexta-feira (24), exibe o filme “SLAM - Voz do Levante” (Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, 2017), que leva o público a testemunhar o crescimento da cena brasileira, desde 2008, inaugurada pela poeta e MC Roberta D’Alva. O filme visita um pouco as origens, nos EUA, e acompanha a campeã brasileira de 2016, Luz Ribeiro, até a Copa do Mundo de Slam em Paris. Já no sábado (25), o público poderá rever o clássico “Beat Street - Na Onda do Break” (Stan Lathan, 1984), que traz a história do rapper e DJ Kenny Kirkland. O filme, realizado nos Estados Unidos na década de 80, influenciou toda uma geração de jovens brasileiros com o surgimento das famosas “crews”, grupos de dança de breaking, um dos primeiros movimentos organizados do Hip Hop no Brasil. A sessão será comentada pela dançarina Chelz.

 

No domingo (26), é a vez da Mostra abordar o grafismo e as artes visuais em sua relação com a cultura Hip Hop, enquanto um elemento que se manifesta pela expressão artística das vivências urbanas e da defesa de direitos. Uma sessão comentada com a presença dos artistas Goma, Pafyeze e Lacruz exibe, às 16h30, os filmes “PIXO” (João Wainer e Roberto T. Oliveira, 2009) e o curta-metragem “arteFATOS” (Alonso Pafyeze, 2003). Na sequência, às 19h, acontece a sessão que exibe o documentário “Kobra Auto Retrato” (Lina Chamie, 2022), filme que mostra a trajetória desse grande artista brasileiro, que foi dos grafites nas ruas de São Paulo à pintura de grandes murais pelo mundo.

 

Na quarta-feira, dia 29, a Mostra resgata a história do movimento Hip Hop em Belo Horizonte. Às 17h será exibido o documentário “BH tem Hip Hop” (Maurício PC e Júnia Torres, 2008), que traz registros realizados entre 2002 e 2007, da primeira geração da cena local. Já às 19h, acontece uma sessão comentada que traça as relações entre o passado e o presente do Hip Hop em Belo Horizonte. Serão exibidos oscurtas-metragens: “Beagá, a Capital do Hip Hop” (Artur Rane, 2021) e “O Som que vem das Ruas” (Eduardo Zunza e Daniel Veloso, 2011). O primeiro filme fala sobre aqueles que fizeram a cidade ser reconhecida como um dos pólos nacionais do Hip Hop, como Djonga, Clara Lima, Renegado e o tão conhecido Duelo de MCs. O segundo, se propõe a contar a história dos MCs, desde sua chegada na década de 1980, até a primeira geração de rimadores que fizeram parte do Duelo de MCs.

 

No dia 30, às 17h, é a vez de o público conferir outro registro histórico que remonta às origens do movimento no Brasil. O documentário “Aqui Favela, o Rap Representa” (Júnia Torres e Rodrigo Siqueira, 2003) traça uma viagem pelos caminhos por onde se constrói a cena do Hip Hop em São Paulo e em Belo Horizonte, apresentando desde jovens desconhecidos até grandes nomes do movimento. Fechando a programação da Mostra, às 19h, acontece a exibição do filme “Uma Onda no Ar” (Helvécio Ratton, 2002). O filme conta a história de um grupo de jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e que sonha em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. A ficção faz referência ao nascimento da conhecida Rádio Favela. Essa sessão de encerramento da Mostra “Hip Hop nas Telas” será comentada por Misael Filho, o Misinha.

 

Serviço

Mostra Hip Hop

Local: Cine Santa Tereza - Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza - Praça Duque de Caxias

Data: 24 a 30 de novembro

Classificação indicativa: verificar na programação.

Ingressos gratuitos: https://site.bileto.sympla.com.br/cinesantatereza/ ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão

Programação completa: Portal Belo Horizonte