Pular para o conteúdo principal

Cine Santa Tereza
Divulgação: Ricardo Laf

Mostra Entre Águas e Aventuras exibe 19 filmes no Cine Santa Tereza

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realiza, a partir desta sexta-feira (1º) até o dia 26 de julho, no Cine Santa Tereza, a mostra “Entre Águas e Aventuras", com uma seleção de filmes nos quais a presença de rios, lagos e oceanos surge como um elemento de destaque na narrativa. A iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura traz histórias marcadas pela aventura, suspense, drama, romance e comédia. A mostra tem entrada gratuita mediante retirada de ingressos no site Disk Ingressos, ou na bilheteria do cinema. Informações completas sobre a programação estão disponíveis no Portal da Prefeitura. O Cine Santa Tereza fica na Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza – Praça Duque de Caxias.

 

O embate do homem com as forças da natureza nos filmes ambientados no universo marítimo é uma constante em obras clássicas e contemporâneas que ressaltam a fragilidade humana diante do mistério das águas. O romance épico de Herman Melville, que retrata a vingança e a perseguição obsessiva de um homem por um gigantesco cachalote branco, foi inspiração para dois títulos presentes na Mostra: “Moby Dick” (1956) e “No Coração do Mar” (2015). Já em “O Velho e o Mar” (1958), o diretor John Sturges adapta o romance de Ernest Hemingway, reproduzindo o tenso duelo de vida e morte entre um velho pescador e um animal de tamanho descomunal.

 

Outro duelo memorável se passa no premiado filme dirigido por Ang Lee, “As Aventuras de Pi” (2012), repleto de estranhos personagens e situações fantásticas, cuja relação de um homem com um tigre, em uma embarcação à deriva, no meio do oceano, assume contornos imprevisíveis.

 

Nos filmes de guerra e tensões políticas, as águas estão, não raro, inseridas de forma estratégica, refletindo e impactando as ações e percepções dos personagens. O desembarque nas praias da Normandia pelo exército aliado, durante a Segunda Guerra Mundial - o famoso dia D - é o pano de fundo para outra missão: a busca do capitão Miller e de sua equipe para resgatar o único sobrevivente dos quatro irmãos Ryan, no drama de guerra de Steven Spielberg “O Resgate do Soldado Ryan” (1999). Já em “Caçada ao Outubro Vermelho” (1990), de John McTiernan, o contexto da Guerra Fria ganha uma expressão imagética potente e asfixiante, com o drama do submarino Outubro Vermelho, no meio do mar e da tensão entre as potências.

 

O épico de guerra norte-americano “Apocalipse Now” (1979) se tornou um clássico mundial e uma das obras centrais na filmografia do diretor Francis Ford Coppola, ao tematizar uma travessia militar pelo rio Nung, no Vietnã.

 

Já o diretor australiano Peter Weir, situa a trama do filme “Mestre dos Mares” (2004) no contexto do conflito britânico contra a França de Napoleão Bonaparte, quando um navio de guerra é atacado e seu capitão se sente dividido entre cumprir seu dever, ou salvar sua tripulação, sendo o mar um elemento catalisador de toda a angústia.

 

Outra vertente representada pela Mostra é a dos filmes de suspense, em que o medo, o susto e a imprevisibilidade da natureza e das pessoas dão a tônica. O elemento água aparece invariavelmente como hostil, ou pelo menos cúmplice, amplificando o desamparo dos personagens, ou facilitando as ações de criminosos, vândalos e falsários. Nesta vertente estão: “Terror a Bordo” (1996); “Amargo Pesadelo” (1972); “Rio Selvagem” (1994); “O Talentoso Ripley” (2000); e “Ilha do Medo” (2010).

 

Também integram a mostra os filmes “Titanic” (1997); “A Casa do Lago” (2006); “A Praia” (2000); “Mar em Fúria” (2000); “Náufrago” (2000); “Noé” (2014); e “A Vida Marinha com Steve Zissou” (2004).