Pular para o conteúdo principal

Moradores de BH terão 6% de desconto no pagamento antecipado do IPTU 2023

Moradores de BH terão 6% de desconto no pagamento antecipado do IPTU 2023

criado em - atualizado em

O Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Belo Horizonte será reajustado em 5,90% em 2023, percentual que corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o desconto para quem optar pelo pagamento do imposto até 27 de janeiro será de 6% sobre qualquer valor entre o mínimo estabelecido na guia e a quantia integral. 

O diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias da Secretaria Municipal de Fazenda, Fernando Huber, explica como obter a redução do valor. "O cidadão pode quitar qualquer valor entre o mínimo e o máximo até 27 de janeiro e, depois, parcelar o restante do valor. É possível pagar também o montante todo à vista. O desconto será de 6% em cima do valor pago". 

O IPTU de 2023 pode ser quitado em até 11 parcelas mensais e consecutivas, que devem ser pagas até o dia 15 de cada mês, a partir de fevereiro de 2023. O valor a ser pago no ano que vem estará disponível na página da Secretaria Municipal de Fazenda a partir de 31 de dezembro. É possível emitir os boletos. A guia física será enviada à residência do contribuinte durante a primeira quinzena de janeiro.