Pular para o conteúdo principal

Vista aérea de Belo Horizonte
Foto: Divulgação/PBH

Moradores de BH terão 10% de desconto no pagamento antecipado do IPTU de 2022

criado em - atualizado em

Os moradores de Belo Horizonte que optarem pelo pagamento antecipado de pelo menos duas parcelas do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2022, até 20 de janeiro, terão desconto de 10%. 

O decreto 17.797, que institui o desconto, foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, dia 15. Aproximadamente 726 mil imóveis poderão obter o desconto em 2022. O desconto concedido pela Prefeitura de Belo Horizonte aumentou de 6%, em 2021, para 10% no ano que vem. 

“Com o novo aumento do percentual do desconto para pagamentos antecipados para 10% em 2022, acreditamos que o montante arrecadado no mês de janeiro pode ficar um pouco acima dos 40% do valor total lançado. Como o valor total lançado de IPTU e das taxas imobiliárias cobradas em conjunto para o próximo ano vai ficar em aproximadamente R$ 2,27 bilhões, acreditamos em uma arrecadação de cerca de R$ 905,7 milhões com o pagamento antecipado em janeiro”, afirma Eugênio Veloso, subsecretário da Receita Municipal. 

As guias do IPTU 2022 serão enviadas para os contribuintes na primeira semana de janeiro. Até o fim da segunda semana do mês, todos os contribuintes já terão recebido as guias para o pagamento antecipado até 20 de janeiro, e, com isso, poderão usufruir do desconto de 10%.