Pular para o conteúdo principal

Homem de terno palestra, de pé; ao fundo, na parede, os dizeres: "Future gov".
Foto: Divulgação FutureCOM

Modelo de cidade inteligente adotado em BH é destaque em evento internacional

31/10/2019 | 21:29 | atualizado em 01/11/2019 | 09:10

As ações e políticas implementadas pelo programa Belo Horizonte - Cidade Inteligente da Prefeitura foram apresentados, na quarta-feira, dia 30 de outubro, em um dos maiores eventos de transformação digital, tecnologia e telecomunicações da América Latina, o FutureCom, no segmento FutureGOV. No painel Ações e Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, relatou como a cidade organizou sua visão de cidade inteligente e os principais avanços alcançados na capital mineira nos últimos anos por meio dessa iniciativa.

 

De acordo com o secretário adjunto, a Prefeitura tem desenvolvido um significativo trabalho de modernização da gestão de maneira geral, que envolve diversas áreas da administração municipal, trabalhando de maneira integrada para transformar a realidade do Município e melhorar a vida de quem vive e de quem empreende na capital.

 

“Fechamos parceria com o aplicativo Waze, programa de mapas que traça rotas pelas vias das cidades, para que técnicos da BHTrans e Defesa Civil insiram diretamente no programa informações sobre interdições, bloqueios, fechamentos programados e mudanças de circulação, inclusive alertas à população sobre pontos inundações em todas as regiões da cidade”, destacou o secretário. Jean Mattos citou também projetos inovadores, como o da Biofábrica, em que são criadas joaninhas para auxiliar no controle de pragas, e o Programando Sonho Delas, que oferece curso gratuito de programação para mulheres, para qualificá-las para o mercado da Tecnologia da Informação. O projeto está concorrendo a um prêmio internacional.

 

“Outra iniciativa lançada pela Prefeitura foi o Horizonte Criativo, que busca fomentar a economia criativa na capital mineira, relacionada diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que envolvem segurança pública, inclusão socioprodutiva, melhoria do ambiente de negócios, dinamização cultural e turística, requalificação e intervenções urbanas. O primeiro território a participar dessa ação foi o bairro da Lagoinha, na região Noroeste da capital”, assinalou.

 

Além disso, a Prefeitura está substituindo mais 180 mil lâmpadas de iluminação pública por lâmpadas de led; instalando mais de mil pontos de acesso gratuito à internet sem fio até 2020; instalando/expandindo mais de 711 km de fibra ótica; operando mais de 1.500 câmeras de videomonitoramento; disponibilizando à população de todas as regiões da cidade mais de 300 Centros de Inclusão Digital e atuando em 37 hortas urbanas. Também foi destacado o aplicativo PBH APP, com mais de 40 serviços disponíveis para população, e o Rotativo Digital. “Trata-se de um arcabouço de ações e políticas para tornar a cidade de Belo Horizonte cada vez mais inteligente e próxima das necessidades dos cidadãos”, completou o secretário adjunto de Planejamento.

 

 

FutureCOM

O FutereCom, realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, em São Paulo, combinou uma exposição de soluções digitais, uma conferência internacional e um centro de networking. Na oportunidade, foram debatidas as relações entre tecnologias e mercado, soluções de transformações digitais, conectividade e tecnologias para ruptura digital, entre outros temas.


Últimas Notícias

Uma senhora interagindo com uma tela, guiada por uma funcionária do CCBB 27ª edição do BH em Férias tem programação gratuita para toda a família

Para participar, as famílias devem procurar o CRAS de referência e indicar as atividades de seu interesse até esta sexta-feira, dia 24.

21/01/2020 | 14:50
Peixes no Aquário da Bacia do Rio São Francisco, no Zoológico de BH Programação de férias oferece visita noturna ao Aquário do Zoológico

Para realizar a visita deverá ser apresentado o cartão de vacinação comprovando a imunização contra a febre amarela.

20/01/2020 | 18:47