Pular para o conteúdo principal

Homem de terno palestra, de pé; ao fundo, na parede, os dizeres: "Future gov".
Foto: Divulgação FutureCOM

Modelo de cidade inteligente adotado em BH é destaque em evento internacional

criado em - atualizado em

As ações e políticas implementadas pelo programa Belo Horizonte - Cidade Inteligente da Prefeitura foram apresentados, na quarta-feira, dia 30 de outubro, em um dos maiores eventos de transformação digital, tecnologia e telecomunicações da América Latina, o FutureCom, no segmento FutureGOV. No painel Ações e Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão e subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos, relatou como a cidade organizou sua visão de cidade inteligente e os principais avanços alcançados na capital mineira nos últimos anos por meio dessa iniciativa.

 

De acordo com o secretário adjunto, a Prefeitura tem desenvolvido um significativo trabalho de modernização da gestão de maneira geral, que envolve diversas áreas da administração municipal, trabalhando de maneira integrada para transformar a realidade do Município e melhorar a vida de quem vive e de quem empreende na capital.

 

“Fechamos parceria com o aplicativo Waze, programa de mapas que traça rotas pelas vias das cidades, para que técnicos da BHTrans e Defesa Civil insiram diretamente no programa informações sobre interdições, bloqueios, fechamentos programados e mudanças de circulação, inclusive alertas à população sobre pontos inundações em todas as regiões da cidade”, destacou o secretário. Jean Mattos citou também projetos inovadores, como o da Biofábrica, em que são criadas joaninhas para auxiliar no controle de pragas, e o Programando Sonho Delas, que oferece curso gratuito de programação para mulheres, para qualificá-las para o mercado da Tecnologia da Informação. O projeto está concorrendo a um prêmio internacional.

 

“Outra iniciativa lançada pela Prefeitura foi o Horizonte Criativo, que busca fomentar a economia criativa na capital mineira, relacionada diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que envolvem segurança pública, inclusão socioprodutiva, melhoria do ambiente de negócios, dinamização cultural e turística, requalificação e intervenções urbanas. O primeiro território a participar dessa ação foi o bairro da Lagoinha, na região Noroeste da capital”, assinalou.

 

Além disso, a Prefeitura está substituindo mais 180 mil lâmpadas de iluminação pública por lâmpadas de led; instalando mais de mil pontos de acesso gratuito à internet sem fio até 2020; instalando/expandindo mais de 711 km de fibra ótica; operando mais de 1.500 câmeras de videomonitoramento; disponibilizando à população de todas as regiões da cidade mais de 300 Centros de Inclusão Digital e atuando em 37 hortas urbanas. Também foi destacado o aplicativo PBH APP, com mais de 40 serviços disponíveis para população, e o Rotativo Digital. “Trata-se de um arcabouço de ações e políticas para tornar a cidade de Belo Horizonte cada vez mais inteligente e próxima das necessidades dos cidadãos”, completou o secretário adjunto de Planejamento.

 

 

FutureCOM

O FutereCom, realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, em São Paulo, combinou uma exposição de soluções digitais, uma conferência internacional e um centro de networking. Na oportunidade, foram debatidas as relações entre tecnologias e mercado, soluções de transformações digitais, conectividade e tecnologias para ruptura digital, entre outros temas.