24 September 2019 -
Foto: Rodrigo Clemente/PBH
Modelo da PBH para monitorar os ODS é destaque na Fundação João Pinheiro
criado em 24/09/2019 - atualizado em 24/09/2019 | 13:51
No dia 17 de setembro, servidores da Prefeitura de Belo Horizonte responsáveis pela rede do Observatório do Milênio e do monitoramento de indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na cidade participaram dos Jogos Interdisciplinares da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. O evento, voltado para os alunos dos cursos de graduação em Administração Pública, foi promovido pela Gerência de Extensão e Relações Institucionais da instituição.
Com a Oficina “A Experiência dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Planejamento Municipal”, a equipe da Prefeitura apresentou a constituição da rede do Observatório do Milênio na cidade e o monitoramento de indicadores como instrumento de gestão.
O gerente de Indicadores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rodrigo Nunes, destacou a vinculação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e a elaboração do Orçamento Temático ODS de Belo Horizonte, detalhando sua estrutura, bem como a metodologia de elaboração desse orçamento temático. “Esta integração é um recurso estratégico fundamental para a gestão municipal, uma vez que o maior desafio para alcançar o desenvolvimento sustentável encontra-se na aplicação planejada e eficaz dos recursos públicos locais”, destacou Nunes.
A analista de Políticas Públicas Rosane Castro apresentou breve histórico da adoção do Pacto do Milênio e da Agenda ODS em Belo Horizonte e as principais ações da rede do Observatório do Milênio voltadas para o monitoramento de indicadores municipais. “Na exposição, destacamos a mudança no próprio conceito de sustentabilidade, que vai de uma ênfase na preservação ambiental para uma visão de desenvolvimento que incorpora as dimensões econômica, social e ambiental”, afirmou Rosane.
Após as exposições, os alunos participaram de atividade em grupo na qual estabeleceram o vínculo entre algumas ações de políticas públicas locais, selecionadas do PPAG 2018-2021, indicando os percentuais de vinculação entre as ações e os ODS, tal como ocorre no Orçamento Temático ODS do município. Mais informações sobre as ações da PBH no monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser obtidas neste link.
Notícias Relacionadas
Lei Municipal institui o Programa de Incentivo às Culturas Urbanas em BH
07/12/2023 | 17:07