Pular para o conteúdo principal

O grupo de Mobilização Social distribui preservativos e informa os foliões sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), prevenção, diagnóstico e saúde sexual.
Foto: Divulgação PBH

Mobiliza SUS BH cai na folia com preservativos e informações

criado em - atualizado em

O grupo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde invadiu a folia para garantir a saúde de todos nesse carnaval. O Mobiliza preparou ações educativas para estes dias, levando preservativos para todos os blocos, além de informações sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), prevenção, diagnóstico e saúde sexual. Também estão sendo  abordados cuidados com hidratação e proteção da pele, atenção permanente para evitar focos do Aedes aegypti e vacinação contra a Febre Amarela. No material informativo estão disponíveis os endereços dos Postos Médicos Avançados (PMA’s) para atendimento durante todo o Carnaval. Ou seja, todas as informações necessárias para que a população continue aproveitando as festas com muita saúde e segurança.

 

O Mobiliza SUS está participando dos principais blocos, que contam com maior aglomeração de pessoas, além dos desfiles de escolas de samba. Em cada uma das maiores Blitz, como nos blocos “Chama o Síndico” e o “Então Brilha”, cerca de 50 mil preservativos foram distribuídos, além de lubrificantes e material informativo. De acordo com a coordenadora do Mobiliza SUS-BH, Michelly Possidônio, está sendo muito interessante trabalhar em um carnaval com um movimento tão forte. “Tivemos uma recepção muito boa por parte das pessoas, tanto com relação ao preservativo, como de interesse pelo serviço. As pessoas estão fazendo muitas perguntas e procurando se informar sobre onde podem realizar os testes rápidos, por exemplo”.

 

É importante lembrar que a prevenção para as ISTs, incluindo HIV, Aids, Sífilis e Hepatites Virais devem estar pautadas ao longo de todo o ano, fazendo sempre parte da rotina do cuidado. Mas na época das festividades de carnaval, é necessário intensificar essa lembrança, porque no meio da folia, muitas vezes sob efeito de álcool ou outras drogas, o preservativo pode ser esquecido com maior facilidade, expondo as pessoas ao risco de aquisição destas doenças.

 

Atualmente, são muitas opções de prevenção, mas a principal estratégia continua sendo a camisinha, que está disponível em todos os centros de saúde. É muito importante que as pessoas façam os testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, também disponíveis nos centros de saúde e nos CTAs,  sempre que houver dúvida ou exposição a uma situação de risco. A programação do Mobiliza continua até o próximo domingo, 18/02, e as fotos podem ser visualizadas no instagram @mobilizasus.bh.