Pular para o conteúdo principal

Missão do governo de Alagoas visita a Prodabel
Divulgação/PBH

Missão do governo de Alagoas visita a Prodabel

criado em - atualizado em

A Prodabel recebeu nesta sexta-feira (10) representantes do governo de Alagoas em uma missão técnica para troca de experiências e conhecimentos. O grupo formado por 18 servidores públicos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretaria de Estado Ciência Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Polícia Militar alagoana conheceram diversas órgãos públicos e entidades parceiras, como a Fundação João Pinheiro e tiveram uma imersão em atividades governamentais ao longo da semana. A secretaria de Estado do Planejamento (Seplag), Secretaria de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria) e a Secretaria de Estado de Governo (Segov) de Alagoas também estiveram presentes como equipe técnica de acompanhamento da missão em Minas Gerais. Nesta sexta-feira foi a vez dos servidores conhecerem as ações da Prodabel, com destaque aos Projetos de Inclusão Digital e de videomonitoramento.

Na sede, eles foram recebidos pelo diretor de Administração e Finanças da Prodabel, Thiago Dutra, e pelos diretores de Inclusão Digital, Milla Fernandes e Leonardo Roscoe, da Diretoria de Infraestrutura. “Essa troca de experiências faz muito bem para o serviço público. Estamos apresentando iniciativas inovadoras da Prodabel e, ao mesmo tempo, tendo a honra de conhecer algumas soluções exitosas dos colegas de Alagoas”, comemorou Thiago Dutra. 

É uma grande satisfação estar na Prodabel. O que vocês estão fazendo com a inclusão é um marco na vida dos cidadãos. E quando verifiquei que uma das formas da inclusão está ligada às mulheres mantenedoras dos lares, eu me senti realizada com os avanços de Belo Horizonte. Estou levando para Alagoas o respeito à arte, respeito à liberdade, respeito à conexão visível que existe aqui entre diversos setores da Prefeitura de Belo Horizonte. Para a minha missão que é cuidar de mulheres vítimas de violência doméstica, estou convicta de que tenho que me aproximar ainda mais da minha tropa e a palavra marcante que ouvi aqui foi ´inclusão´”, disse Márcia Daniela Assunção, Tenente Coronel da Polícia Militar de Alagoas e comandante da Patrulha Maria da Penha.

Antônio Daniel Alves é assessor científico de tecnologia e pesquisa da Fapeal. Para ele, a visita a Prodabel “renova as ideias e traz para o nosso trabalho experiências de gestão e inovação que serão úteis no dia a dia”. E ainda afirmou: “No nosso estado não temos uma empresa como a Prodabel e a existência e atuação que vocês têm aqui em BH é um exemplo que vamos levar para Alagoas”.

Davi Almeida é superintendente de TI da Seplag. “Vir a Minas Gerais, estar em Belo Horizonte e conhecer toda a estrutura que vocês possuem e usar como base de aprendizagem é algo enriquecedor. Tanto em termos de conhecimento quanto de integração, seja na gestão, tecnologia, inclusão e nas entregas com as comunidades carentes e vilas é motivo de muita alegria. Moramos em um estado menor, com os nossos problemas, mas aqui na Prodabel descobrimos algumas soluções. Isto é inspirador”, disse Davi Almeida. 

A imersão em Minas Gerais teve a assessoria técnica do Centro de Liderança Pública, CLP, como resultado de um concurso interno do governo de Alagoas, desenvolvido pela Seplag e pela Escola de Governo (Egal) que premia ações inovadoras e escolhe as melhores ideias e projetos desenvolvidos por servidores estaduais e que geram inovação no serviço público. Entre os prêmios oferecidos, foi realizada uma missão internacional de servidores para a Estônia e Finlândia, países referência em gestão pública e também a vinda à Minas Gerais. “Fizemos questão de incluir uma visita a Prodabel, pois conhecemos de perto o trabalho realizado pela empresa, tendo à frente o presidente Jean Mattos, que sempre está conosco em diversas formações”, comenta Monise Oliveira, do CLP.