Pular para o conteúdo principal

Medidas preventivas da PBH reduzem quedas de árvores em outubro na capital
Divulgação/PBH

Medidas preventivas da PBH reduzem quedas de árvores em outubro na capital

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte registrou uma redução de 64% no número de quedas de árvores e galhos, durante o mês de outubro, em comparação com o mesmo período de 2022. Segundo os levantamentos consolidados no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), entre o dia 1º e o dia 30 deste mês, a capital teve 43 registros em decorrência das chuvas. Em outubro do ano passado foram 119 ocorrências.

Vale ressaltar que o mês de outubro marca o início do período chuvoso, que se estende até março do ano seguinte. É preciso destacar também que no balanço do COP-BH são contabilizadas as quedas de galhos e de árvores que resultaram em obstruções de vias públicas ou passeios, não incluindo as ocorrências registradas em terrenos ou imóveis particulares.  Os números considerados são os compartilhados pelas diversas instituições parceiras do COP-BH e que demandaram a atuação conjunta de dois ou mais órgãos para seu atendimento.

Prevenção

Como parte do conjunto de medidas preventivas adotadas pela Prefeitura para o  período chuvoso deste ano, a  Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) realizou 25.896 podas e 5.515 supressões de árvores por toda a cidade, somente entre janeiro e setembro. Outra medida providenciada foi a de conservação e limpeza de praças, jardins e canteiros centrais.

 

A PBH ainda esclarece que são priorizadas as podas e supressões de árvores condenadas ou que possam representar riscos de causar danos humanos ou materiais e que já possuam laudos indicando a supressão, com eminente risco de queda, de acordo com a Deliberação Normativa Nº 92/2018. Nos casos de interferência com as redes de eletricidade, a Cemig precisa ser acionada e o trabalho tem que ser feito em conjunto.


De acordo com a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec), a capital já registra um índice de chuva acima da média histórica este ano, com algumas regiões tendo enfrentado até 14 dias de chuva ao longo de outubro, mês cuja média climatológica prevista era de oito dias. O acumulado de chuva do período entre o dia 1º e 30 é chegou a 205,5 mm, na região Centro-Sul, o que equivale 86,6% a mais que o previsto. A Região Oeste aparece em segundo lugar, com 199,4 mm, que corresponde a 81% a mais que o previsto.

 

É importante reforçar que os serviços de manutenção em árvores e praças podem ser solicitados pelos canais oficiais da PBH de atendimento ao cidadão: o aplicativo PBH APP ou o site www.pbh.gov.br. O munícipe receberá um número de protocolo para acompanhamento da demanda. Caso o munícipe perceba o risco iminente, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado.