Pular para o conteúdo principal

Piscina, com água bem azul, onde se passa uma apresentação de nado sincronizado de seis meninas com a perna direita fora d'água e as pontas dos pés esticadas. Do lado de fora, cerca de vinte pessoas olham para a água, dé pé. Há um amarrado de balões coloridos no canto do lado de fora da piscina.
piscina marconi_guilherme Brasil

Marconi reinaugura piscina que estava fechada há seis anos

criado em - atualizado em

A partir do dia 8 de maio, ​os mais de mil alunos da Escola Municipal Marconi, no bairro Gutierrez, têm à disposição um equipamento que fará muita diferença na promoção da saúde e do esporte: a piscina. Reinaugurada no último sábado, dia 6 de maio, em comemoração ao aniversário de 81 anos da escola, a piscina estava fechada desde 2011. Agora, o espaço será utilizado para aulas de natação e fará muita diferença no dia a dia dos estudantes.

A secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, esteve presente na cerimônia de reinauguração e ressaltou a importância da reativação da piscina.​​ “A reinauguração dessa piscina é um símbolo importante para a Rede Municipal de Educação. Temos espaços educacionais importantíssimos nas nossas escolas que, por algum motivo, não estão funcionando. É muito importante trabalhar para potencializar esses espaços, para resgatar essas histórias, assim como fez o Marconi”, afirmou a secretária.

Com 25 metros de comprimento, a piscina do Marconi começou  para aulas de natação nesta semana. A escola conta com dois salva-vidas, que vão acompanhar as aulas no local. Segundo a dire​tora da escola, Patrícia Trindade, o objetivo é que não só alunos, como também a equipe de funcionários, possam fazer uso do espaço. “A comunidade escolar estava muito ansiosa para ver essa piscina funcionando. Nós temos uma organização para garantir que todos os alunos possam fazer as aulas na piscina e também estamos planejando formas de oferecer atividades para a equipe de funcionários. A reinauguração dessa piscina representa muito para a escola, foi um belo presente”, afirma.

Fechada há seis anos, a piscina da escola passou por reformas para garantir melhorias. Além de troca do revestimento e da estrutura do entorno, a piscina agora é aquecida e pode ser utilizada até nos períodos mais frios do ano. A piscina foi fechada em 2011 para início das reformas, mas ao longo dos anos diferentes empresas abandonaram as obras, o que atrasou o processo de revitalização. Com a chegada da nova gestão da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e em parceria com a direção da escola, as pendências no processo foram sanadas e a obra pôde ser concluída.

Atrações artísticas

Durante o evento comemorativo, os estudantes que participam do Programa Escola Integrada no Marconi fizeram diversas apresentações de dança, além de uma demonstração de artes marciais. Na piscina, um grupo de atletas convidadas fez apresentação de nado sincronizado para os presentes ao som de músicas de rap e funk.

Durante as comemorações de aniversário da escola​, também tomou posse o Grêmio Estudantil. Durante a cerimônia, a diretora da escola destacou a importância do Grêmio, que ficou sem atuar por 15 anos. Nas eleições do Grêmio, a presença feminina ficou evidenciada, uma vez que houve a participação de oito chapas concorrentes, todas elas presididas por mulheres.