Pular para o conteúdo principal

Mapa das Minas valoriza o protagonismo feminino na gastronomia de Belo Horizonte
Fernanda Neves

Mapa das Minas valoriza o protagonismo feminino na gastronomia de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

Já está disponível no Portal Belo Horizonte o catálogo com os bares selecionados no projeto ‘Mapa das Minas - Um Guia da Gastronomia de Mulheres de Belo Horizonte’. A iniciativa, que é encabeçada pela jornalista gastronômica Lorena Martins, faz parte das ações da 1ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte e tem como principal objetivo valorizar a culinária feita por mulheres na capital mineira.

Com a curadoria da profissional, foi realizado um levantamento de estabelecimentos de alimentação e gastronomia na região Centro-Sul de Belo Horizonte, com foco no protagonismo feminino, para que possam integrar um Guia Gastronômico da Bienal da Gastronomia, indicando locais onde as pessoas possam desfrutar da culinária da cidade enquanto as ações da Bienal acontecem, entre os dias 16 e 31 de outubro. 

"Esse guia é mais do que apenas uma lista de lugares para se alimentar, é uma curadoria cuidadosa com a intenção de enaltecer e celebrar a diversidade e o espírito empreendedor das mulheres que estão à frente desses endereços que  tornam Belo Horizonte um destino gastronômico único. São 21 lugares especiais para serem redescobertos por quem estiver na cidade durante a Bienal de Gastronomia. E, para quem vive na capital mineira, esse mapa é um convite para valorizar a criatividade infinita e as histórias dessas mulheres por trás desses endereços", comenta a jornalista Lorena Martins. 

Entre os restaurantes selecionados estão o Florestal, chef Bruna Martins; Bar Pirex, chef Isabela Rochinha, Cozinha Santo Antônio, chef Juliana Duarte; Boteco Nada Contra, chef Samira Lyrio; Espaço Yanã, chef Carol Pacheco; Copa Cozinha, chefs Maíra Sette, Cristina Gontijo e Júlia Queiroz; Bar da Lora, chef Eliza; Casa da Uva, chefs Ana Borges e Gabi Dias; Arantxa Bistrô, chef Arantxa Bruna, AA Wine, chef Tainá Moura, entre outros locais selecionados. Nestes restaurantes são apresentados uma variedade de experiências culinárias únicas, todas preparadas com ingredientes genuinamente mineiros. 

“O ‘Mapa das Minas’ é uma seleção de lugares emblemáticos, todos liderados por mulheres talentosas que estão redefinindo a gastronomia de Belo Horizonte. O projeto é uma celebração da diversidade, da criatividade, do espírito empreendedor e do protagonismo feminino, valorizando nossa cidade como um polo turístico gastronômico vibrante e especial. Convido os participantes da Bienal e os moradores da cidade a prestigiarem esses distintos estabelecimentos na região Centro-Sul da capital. Agradeço também a jornalista Lorena Martins pela curadoria feita com tanto zelo e com tanta riqueza cultural”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

A Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte segue até o dia 31 de outubro com palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais, reunindo renomados chefs e personalidades do setor, do Brasil e de outros cinco países ibero-americanos. A entrada é gratuita e, para algumas atividades, é necessário retirar ingressos na plataforma Sympla. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte

A 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte chega para consolidar a capital mineira como um polo turístico gastronômico, fortalecer as relações institucionais e possibilitar o cumprimento de diversos compromissos pactuados junto à Unesco, a partir da conquista da designação como Cidade Criativa da Gastronomia. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com parceria institucional do Sebrae Minas, Prepara Gastronomia, Check-In Minas Turismo e CDL-BH; apoio cultural e educacional do Sesc e do Senac em Minas; parceria educacional com as faculdades Arnaldo, Estácio de Sá, Promove, SENAC e Una; apoio da Frente da Gastronomia Mineira e Abrasel e hotel parceiro  Novotel.