Pular para o conteúdo principal

Manejo de insetos é tema de visita à Biofábrica de Joaninhas
Foto: Divulgação SMMA/PBH

Manejo de insetos é tema de visita à Biofábrica de Joaninhas

criado em - atualizado em

A Biofábrica de Joaninhas da Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, na manhã do último sábado, dia 9, alunos  da Trilha da Agroecologia, curso desenvolvido pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. Durante a visita, os participantes puderam aprender sobre controle biológico, manejo ecológico de insetos dentro de lavouras, hortas e pequenos espaços, bem como toda a tecnologia sustentável que envolve o projeto.

As joaninhas e crisopídeos são insetos que podem combater, de forma natural, populações de organismos indesejáveis em hortas, jardins, pomares e arborizações. Em 2018, a Prefeitura de Belo Horizonte criou, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), um espaço para produção em massa desses antiparasitas naturais, fundamentais para combater as pragas em áreas verdes e hortas urbanas sem o uso de agrotóxicos ou pesticidas.

Os visitantes da Biofábrica conheceram todas as etapas de produção e distribuição dos insetos, e, ainda, o projeto de criação de abelhas sem ferrão, desenvolvido no mesmo espaço e que tem como objetivo o incentivo à polinização e vegetação em áreas urbanas.

A visita dos alunos da Trilha da Agroecologia é uma importante ferramenta na busca por maior sustentabilidade em áreas para produção de alimentos, bem como a execução adequada do manejo de insetos nesse processo. A criação de joaninhas foi apresentada como importante recurso de serviço ecossistêmico para uma produção ecológica mais equilibrada. Quem conta é o diretor de gestão ambiental da SMMA, Dany Amaral: “A visita foi importante para o conhecimento dos insetos, uma vez que eles auxiliam na produção agroecológica das oficinas de compostagem, hortas particulares e comunitárias. Essa é uma estratégia que trouxe muitos resultados positivos, capaz de ser reproduzido em outras esferas e para outras pessoas, multiplicando a agroecologia nesses espaços”, aponta.

Trilha da Agroecologia

A Trilha da Agroecologia é uma das formações ofertadas pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN). Criado em 2018, o curso é gratuito e trata sobre os princípios, fundamentos e práticas da agroecologia. Tem como objetivo a formação de agentes e multiplicadores da agroecologia, na perspectiva da construção de uma cidade sustentável. A cada semestre são ofertadas duas turmas com encontros semanais. As aulas são em formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais.