16 January 2023 -
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que 522 aposentados e pensionistas municipais não realizaram a prova de vida em 2022. Desse total, 118 foram convocados para fazerem o procedimento entre maio e novembro do ano passado, mas não compareceram e tiveram o vencimento suspenso.
Os outros 404 (25% do total de nascidos em dezembro) tinham que ter feito a prova de vida até o dia 31 do último mês e poderão ter os salários bloqueados nos próximos dias.
Para regularizar a situação, o beneficiário deverá comparecer em qualquer agência ou posto de atendimento do Bradesco (banco conveniado da Prefeitura) até 31 de janeiro. Basta se dirigir a um terminal de autoatendimento e imprimir o comprovante, garantindo que o recadastramento foi efetivado.
Caso o aposentado ou pensionista não tenha a biometria cadastrada ou não consiga realizar o procedimento pelo equipamento de autoatendimento, por qualquer motivo, será necessário apresentar os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e CPF ao atendente da agência.
A partir de fevereiro, os beneficiários que não fizeram a prova de vida 2022 (nascidos entre maio e dezembro) só poderão fazer o procedimento na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante agendamento on-line.
Recadastramento 2023
Em paralelo, a Prefeitura já iniciou o recadastramento/prova de vida 2023. O primeiro grupo convocado é o de nascidos em janeiro, que deve fazer o processo até o dia 31 deste mês. São esperados 1.569 beneficiários nesta primeira fase.
O recadastramento, nova versão da prova de vida, continua sendo obrigatório e, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros, pretende neste ano atualizar os dados cadastrais do público atendido.
Para realizar o procedimento, o beneficiário deverá apresentar uma série de documentos nos guichês de atendimento de qualquer unidade bancária do Bradesco. Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.
Confira a documentação necessária:
Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):
I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física – CPF;
III – Certidão de casamento, se houver;
IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia
elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.
Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.
Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):
I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física – CPF.
Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.
Acamados e outros casos excepcionais
Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada por terceiro ou fora das agências:
1 - Caso você esteja impedido de se locomover por questões médicas;
2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.
Para saber como proceder nesses casos, acesse o Portal da PBH.
Ao longo do ano
Os beneficiários devem se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Porém, a recomendação é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, consequentemente, o atendimento será mais rápido.
Caso o procedimento não seja feito até o último dia útil do mês de nascimento, o pagamento do benefício será suspenso até que o beneficiário regularize a situação. Nesse caso, o pagamento será retomado no mês posterior ao da realização do recadastramento.
Mais de 20 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte deverão fazer o recadastramento/prova de vida ao longo do ano.