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Prova de Vida 2022

criado em 16/02/2018 - atualizado em 07/01/2022 | 14:37

***SUSPENSA POR TEMPO INDETERMINADO***

Perguntas frequentes e orientações

1 – O que é Prova de Vida Anual de Aposentados e Pensionistas?

É uma verificação anual, condição obrigatória para continuidade do recebimento do benefício, que ocorrerá anualmente no mês de aniversário do aposentado e do pensionista.

2 –  A Prova de Vida é obrigatória?

Sim, a Prova de Vida é obrigatória para todo aposentado e pensionista, nos termos do Decreto 16.942/2018.

3 – Quem é obrigado a realizar a Prova de Vida?

Todos os aposentados e pensionistas que recebem pela Prefeitura de Belo Horizonte, ou seja, que estão vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Belo Horizonte – RPPS-BH.

4 – Onde será realizada a Prova de Vida?

Em qualquer agência do Banco Bradesco.

5 – Quando a Prova de Vida será realizada?

Sempre no mês de aniversário do aposentado ou pensionista, que deverá se dirijir nos dias úteis em qualquer agência ou posto de atendimento do Bradesco. Sugerimos o comparecimento entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e consequentemente o atendimento será mais rápido.

6 – Como é o processo ?

O procedimento deverá ser realizado em uma das máquinas de autoatendimento, utilizando a leitura biométrica. Excepcionalmente, o procedimento será feito por um funcionário do Bradesco, mediante apresentação do documento de identidade com foto e CPF.

7 – Fiz portabilidade para receber meu benefício em outra instituição que não é o Bradesco. Onde farei a Prova de Vida?

A Prova de Vida ocorrerá somente nas agências do BRADESCO e no mês do seu aniversário.

9 - O que acontece se a Prova de Vida não for feita até o último dia útil do mês de meu aniversário?

Se a Prova de Vida não for realizada até o último dia útil do mês de aniversário, o beneficiário será notificado e o pagamento do benefício será preventivamente suspenso até que se regularize a situação, nos termos do artigo 4º do Decreto 16.942/2018.

9 – Não fiz minha Prova de Vida e meu pagamento foi suspenso. Como devo proceder?

Procure a agência do Bradesco mais próxima de você munido da documentação exigida e realize a sua Prova de Vida. Seu pagamento será normalizado na folha de pagamento seguinte.

11 – Posso comparecer antes do mês de meu aniversário?

Não. Antes do mês do seu aniversário o Bradesco não terá o arquivo necessário para realizar seu atendimento.


 

 
**** Casos Especiais ***


- Pensionista menor de 18 anos de idade, não emancipado: comparecer acompanhado de pai, mãe ou representante legal;

 

- Pessoa impedida de se locomover por questões médicas: a prova de vida poderá ser feita no Bradesco por um representante legal, mediante procuração, válida por até 6 meses, com firma reconhecida em cartório com poderes para representá-lo perante o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Belo Horizonte. Além da procuração, deverão ser apresentados também atestado médico que comprove a dificuldade de locomoção; original ou cópia autenticada por cartório (emitida há, no máximo, 60 dias) dos documentos obrigatórios e dos documentos de identificação de seu procurador;

 

 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial, a prova de vida será feita no Bradesco pelo curador (a), que deverá estar previamente cadastrado na Subsecretaria de Gestão Previdenciária da Prefeitura de Belo Horizonte, mediante a apresentação do termo de curatela original ou cópia autenticada por cartório, além dos documentos listados no item anterior, e dos documentos do curador. Caso não tenha havido o cadastro prévio ou tenha ocorrido alteração do curador, é necessário contatar a PBH por meio do e-mail: previdenciacomunica@pbh.gov.br .

Em todas as situações mencionadas acima, deverão ser apresentados os seguintes documentos obrigatórios, originais ou cópias autenticadas:

 

  • Documento de identificação válido com foto; Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira Profissional com validade no território nacional;

  • CPF.

 

O beneficiário que residir ou estiver em viagem ao exterior deverá enviar para a Subsecretaria de Gestão Previdenciária uma declaração de vida original, emitida por consulado ou embaixada brasileira no país em que se encontrar, além da cópia autenticada dos documentos obrigatórios.

 


Para outras informações, envie um e-mail para previdenciacomunica@pbh.gov.br