28 November 2023 -
O prazo para o recadastramento de aposentados e pensionistas que fazem aniversário em novembro e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte termina nesta quinta-feira (30). Dos 1.655 nascidos no mês, 403 (24,35%) ainda não fizeram o procedimento. Caso perca o prazo, o salário desses beneficiários será suspenso e só será retomado após a efetivação do recadastramento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.
Para realizar o procedimento, o aposentado deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.
O recadastramento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.
Documentação Necessária
Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):
I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III – Certidão de casamento, se houver;
IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.
Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.
Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):
I – Documento oficial de identificação válido e com foto;
II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.
Acamados e outros casos excepcionais:
Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:
1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;
2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.
Cronograma
O recadastramento é realizado ao longo do ano e o beneficiário deve se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. A sugestão é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, assim, mais rapidez no atendimento.
Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário será suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento.
A Prefeitura possui 20 mil aposentados e pensionistas, que devem fazer o recadastramento todos os anos, sempre no mês do aniversário.
Perderam o prazo em 2023
A Prefeitura de Belo Horizonte informa que quatro aniversariantes de fevereiro (0,27% do total); um nascido no mês de março (0,06%); três de abril (0,18%); dois de maio (0,12%); seis de junho (0,37%); 14 do mês de julho (0,87%); 11 do mês de agosto (0,69%); 30 de setembro (1,91%); e outros 146 de outubro (8,47%) não fizeram o recadastramento no prazo e estão com o salário bloqueados. Esses beneficiários poderão procurar qualquer agência do Bradesco para realizar o procedimento e regularizar sua situação de pagamento.