Pular para o conteúdo principal

Mais de 1,6 mil aposentados devem fazer recadastramento até dia 31
Foto: PBH/ Arte

Mais de 1,6 mil aposentados devem fazer recadastramento até dia 31

criado em - atualizado em

Todos os 1.632 aposentados e pensionistas que fazem aniversário em junho e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte deverão realizar o recadastramento 2023 até dia 30 deste mês.

 

Porém, a sugestão é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, assim, mais rapidez no atendimento.

 

O recadastramento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.

 

Para realizar o procedimento, o beneficiário deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.

 

Caso perca o prazo, o salário do aposentado nascido em junho será suspenso e só poderá ser retomado após a efetivação do recadastramento, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.

 

Documentação necessária

 

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

III – Certidão de casamento, se houver;

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.

 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.

 

Acamados e outros casos excepcionais:

Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada por terceiros ou fora das agências:

1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

 

Cronograma

O recadastramento será realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário.

 

Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário será suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento.

 

Mais de 20 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte deverão fazer o recadastramento/prova de vida ao longo do ano.

 

Perderam o prazo em 2023

A Prefeitura informa que 9 aniversariantes de janeiro (1% do total do mês), 17 de fevereiro (1%), 47 de março (3%) e 193 de abril (11%) não fizeram o recadastramento no prazo e estão com o salário bloqueado. Dos nascidos em maio, 232 não fizeram o procedimento e podem ter seus benefícios suspensos nos próximos dias

 

Esses grupos poderão procurar qualquer agência do Bradesco para realizar o recadastramento e regularizar sua situação de pagamento.

 

Prova de vida em 2022

Em 2022, 175 aposentados e pensionistas municipais não fizeram a prova de vida e ficaram impossibilitados de receber os salários. Eles foram convocados ao longo do ano passado para fazerem o procedimento no mês de aniversário, mas não compareceram. Desse total, 120 já procuraram a Prefeitura em 2023 e regularizaram sua situação. A Prefeitura ainda identificou 30 falecidos nesse grupo.

 

Para voltar a receber o salário, o beneficiário que perdeu o prazo no ano passado só poderá fazer a prova de vida 2022 na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, na avenida Augusto de Lima, 30, Centro. Não será necessário agendamento para esse atendimento.