Pular para o conteúdo principal

 Aposentados nascidos em abril devem fazer o recadastramento até o dia 28

Aposentados nascidos em abril devem fazer o recadastramento até o dia 28

criado em - atualizado em

Todos os 1.705 aposentados e pensionistas que fazem aniversário em abril e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte deverão realizar o recadastramento 2023 até o dia 28 deste mês.

 

O procedimento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.

 

Para realizar o recadastramento, o beneficiário deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco (banco conveniado com a Prefeitura). Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.

 

Caso percam o prazo, o salário desses aposentados será suspenso e só poderá ser retomado após a efetivação do processo, respeitando o tempo de processamento da folha de pagamento.

 

Documentação necessária

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

III – Certidão de casamento, se houver;

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.

 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso. 

 

Acamados e outros casos excepcionais:

Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada por terceiros ou fora das agências:

1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

3 – Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Cronograma

O recadastramento será realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Porém, a sugestão é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, consequentemente, o atendimento será mais rápido.

 

Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário será suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento.

 

Mais de 20 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte deverão fazer o recadastramento/prova de vida ao longo do ano.

Perderam o prazo em 2023 

A Prefeitura informa que 62 aniversariantes de janeiro (4% do total do mês) e 184 de fevereiro (13%) não fizeram o recadastramento no prazo e estão com o salário bloqueado. Outros 301 (17%) não compareceram ao Bradesco em março e terão seus vencimentos suspensos nos próximos dias

Prova de vida em 2022

 

Em 2022, 175 aposentados e pensionistas municipais não fizeram a prova de vida e ficaram impossibilitados de receber os salários. Eles foram convocados ao longo do ano passado para fazerem o procedimento no mês de aniversário, mas não compareceram. Desses 175, 103 já procuraram a Prefeitura em 2023 e regularizaram sua situação. A Prefeitura ainda identificou  três falecidos nesse grupo.

 

Para voltar a receber o salário, o beneficiário que perdeu o prazo no ano passado só poderá fazer a prova de vida 2022 na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, localizado na avenida Augusto de Lima, 30, Centro. Não será necessário agendamento para esse atendimento.