Pular para o conteúdo principal

Mais de 15 mil alunos de escolas municipais receberam atendimento oftalmológico
Divulgação/PBH

Mais de 15 mil alunos de escolas municipais receberam atendimento oftalmológico

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou ao longo deste ano mutirões de atendimento oftalmológico e avaliou mais de 15 mil estudantes do ensino fundamental da rede municipal da capital. Como parte da assistência, também foram distribuídos 600 óculos. A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo identificar possíveis problemas de visão nos estudantes. As alterações na visão podem prejudicar o aprendizado dos alunos, resultando na repetência e evasão escolar.

As avaliações já foram realizadas nas regiões Leste, Norte, Noroeste e Centro-Sul e a expectativa é que, no próximo ano, mais regionais sejam alcançadas pelo projeto.

Após a triagem e exames, os alunos que apresentam alterações nos resultados são encaminhados para consulta e acompanhamento oftalmológico, com toda assistência necessária em casos que exigem intervenções clínicas ou cirúrgicas. Aqueles estudantes que receberem prescrição médica indicando o uso de óculos são encaminhados ao Centro Municipal de Oftalmologia (CMO).

Os exames nas escolas municipais são conduzidos por equipes compostas por profissionais do Centro Municipal de Oftalmologia e estudantes de instituições de ensino parceiras.