Pular para o conteúdo principal

Maio de agenda intensa nos Museus do Centro com Semana Nacional de Museus
Rafael Freire

Maio de agenda intensa nos Museus do Centro

criado em - atualizado em

Os equipamentos municipais do Centro de Belo Horizonte criaram uma programação especial que se integra à 23ª Semana Nacional de Museus, evento que acontece simultaneamente em todo o país e que neste ano propõe o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Com agenda intensa de atividades em maio, a programação oferece ainda ao longo do mês uma série de opções formativas e culturais, que convidam o público a mergulhar em experiências e técnicas audiovisuais, a aprimorar ofícios do universo têxtil e do bordado, além de propor relações entre a história e a urbanidade. A programação completa pode ser consultada no Portal Belo Horizonte.

Todas as ações são gratuitas e realizadas pelo projeto “Museus Centro – o percurso da memória de Belo Horizonte”, uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Viaduto das Artes. O projeto busca fortalecer as ações do Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH) e Museu da Moda (MUMO).

O MIS BH participa da Semana Nacional de Museus com a ação Cinema Fulldome, realizada com o Planetário Sankofa, projeto itinerante de Sabará (MG) que leva as maravilhas da astronomia a todos. No dia 16, das 19h às 21h, haverá sessões imersivas e atividades educativas, que buscam promover aprendizado acessível e inclusivo. A classificação é livre e os ingressos e informações podem ser obtidos através do site do projeto.

O Museu Histórico Abílio Barreto também se junta ao evento com a oficina “Arte em um processo museal”. Em diálogo com a exposição Generosa, Felicíssima e Nicolau, com curadoria do MUQUIFU (Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos) e que está em cartaz no Museu, a atividade convida os participantes a refazer histórias a partir da oralidade e da fabulação, utilizando técnicas de pinturas e elementos artísticos que recriam a materialidade dos personagens históricos, usando tinta, papel, tecido e afeto. A atividade, com Cleiton Gos, acontece no dia 13, das 14h às 17h, no MUQUIFU. A participação será por ordem de chegada. Inscrições e informações pelo telefone (31) 98270-9668.

A programação da Semana Nacional de Museus no MHAB segue com a oficina “Des-inventar histórias”, com Bê de Sá, nos dias 10 e 17, das 14h30 às 17h30. A partir de práticas de recortes, montagens, desenhos, textos e palavras, a oficina propõe a criação de histórias que flutuam entre a ficção e o documentário, transitando pela escrita, oralidade e pela imagem. Os experimentos realizados durante o encontro resultarão em uma publicação digital coletiva. A atividade é voltada para pessoas a partir de 16 anos. As inscrições podem ser feitas via formulário e informações pelo e-mail mhab.fmc@pbh.gov.br.

Em 18 de maio, das 10h às 12h30, o MHAB realiza a oficina “Jogo da mobilidade urbana”, com Aile Ziel e Lara Carvalho. A atividade parte de questões sobre a relação dos participantes com a mobilidade e o trânsito na cidade por meio de um jogo de tabuleiros com dimensão humana. A participação será por ordem de chegada e a atividade é indicada para o público acima de 8 anos.

O MUMO convida o público para uma edição especial, dentro da 23ª Semana Nacional de Museus, da visita mediada à exposição “Clara Nunes – Eu sou a tal mineira”, no dia 14, às 15h. A mostra reúne um acervo singular e de grande expressão de figurinos e adereços que foram eternizados pela artista mineira e que fizeram parte da sua identidade.

Audiovisual em foco no MIS BH

O MIS BH traz ainda uma série de atividades ligadas ao mundo das imagens, com oficina de stop motion, curso e mostra de fotografia. Nos dias 8, 15, 22 e 29 (quintas-feiras), das 19h às 21h, o MIS BH convida para o mini curso de fotografia “Territórios Existenciais”, ministrado pelo artista visual João Castilho, com o objetivo de proporcionar uma experiência de percepção e elaboração dos territórios subjetivos através de ensaios fotográficos.

Durante os quatro dias de oficina, os alunos serão incentivados a criar ensaios e obras fotográficas que expressam suas identidades, seus laços sociais e suas conexões com os diversos ambientes que habitam e transitam. A atividade é voltada para o público adulto, acima de 18 anos, com equipamento próprio e as vagas são limitadas. As inscrições estão disponíveis via formulário.

No dia 10, das 14h às 15h30, o MIS BH realiza a oficina “Técnicas audiovisuais em Stop Motion”, que convida o público de todas as idades para uma vivência na linguagem da animação com Bruna Diniz, Paulo Ribeiro e Wesley John. Os participantes vão conhecer técnicas básicas de stop motion, criar roteiros, storyboards e realizar pequenas filmagens. A proposta é estimular a criatividade, a troca de ideias e o trabalho coletivo em um ambiente acolhedor e educativo. As vagas são limitadas e a classificação é acima de 10 anos. As inscrições devem ser feitas via formulário.

A partir do dia 24, o MIS BH recebe no quintal a mostra do fotógrafo Rafael Freire. Natural do Aglomerado da Serra, o artista encontrou na fotografia uma forma de ressignificar a representação da negritude e das comunidades periféricas, distanciando-se das narrativas marcadas pelo racismo. A exposição será composta por 12 imagens de grandes formatos expostas na área externa do museu até 21 de junho e aberta à visitação de quarta-feira a sábado, das 10h às 18h. A classificação é livre.

Aprimorando habilidades no MUMO

Em 17 e 18 de maio, das 11h às 18h, e das 9h às 16h, respectivamente, o MUMO se abre para o curso Aprimoramento em Acervos Têxteis - Documentação, Conservação e Monitoramento Qualitativo, que visa ensinar técnicas introdutórias e intermediárias de conservação e restauração de bens culturais têxteis com a Dra. Thainá Vígio. Voltado para estudantes, pesquisadores, profissionais e interessados na área, o curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br.

O público infantil também é convidado a entrar no universo das roupas através da oficina “Primeiros Pontos em Bordado”, na qual as crianças terão contato com os primeiros pontos, a criatividade, a paciência e a autonomia para criar acessórios e aprender a consertar roupas no dia a dia. A oficina acontece no dia 31, às 10h. A classificação é livre, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educativo.mumo@pbh.gov.br.

MHAB entre a história e a urbanidade

Nos domingos 18 e 25, às 13h30 e 16h30, acontece o projeto “Educativo Aberto”, no qual a Sala de Acolhimento do Museu Histórico Abílio Barreto se transforma em um espaço vivo de interação e aprendizado, em que os visitantes podem usufruir de recursos pedagógicos, lúdicos e afetivos e viver novas experiências no museu. Classificação livre e sem necessidade de inscrição.

No dia 25, das 10h30 às 12h30, o MHAB realiza a caminhada mediada “Lixo urbano no hipercentro de BH – destinação e descarte”. Inspirada em imagens do acervo fotográfico do Museu, o passeio aborda as formas de descarte e destinação do lixo urbano no hipercentro da capital. A atividade será ministrada por Luana Pirajá e é destinada a pessoas acima de 18 anos. Informações e inscrições pelo e-mail educativomhab@pbh.gov.br.

Também no dia 25, das 10h às 12h30, o MHAB se junta ao movimento Maio amarelo – Movimento mundial pela paz no trânsito por meio da oficina “A mobilidade que queremos”, com Aile Ziel e Lara Carvalho, que convida os visitantes a criar histórias em quadrinhos a partir da obra “Car Toons”, de Andy Singer. A atividade é voltada para crianças entre 8 e 12 anos e a participação será por ordem de chegada. Informações pelo e-mail educativomhab@pbh.gov.br.