Pular para o conteúdo principal

Lixômetro vai medir o lixo jogado no chão da Praça Sete
Foto: Amira Hissa/ PBH

Lixômetro vai medir o lixo jogado no chão da Praça Sete

criado em - atualizado em

Todo o lixo varrido na Praça Sete pelos próximos cinco dias ficará exposto no local, dentro do Lixômetro - equipamento composto por três caixas de acrílico transparente, de 2m² cada. O objetivo é conscientizar a população sobre a conservação da cidade, sensibilizando as pessoas que transitam pelo Centro sobre a importância de colaborar com a limpeza, adotando atitudes corretas de destinação de resíduos. O equipamento vai ser instalado de frente para a Base Móvel da Guarda Municipal. A retirada será no próximo sábado (11).

 

A ação educativa também contará, nesta terça-feira (7), a partir das 11h, com a participação de garis da SLU, que exibirão faixas com mensagens educativas para os motoristas parados nos sinais de trânsito. Ao longo da semana, a equipe de Mobilização Social da SLU abordará comerciantes e pedestres, com informações e dicas de limpeza. Os garis vão retirar as pichações da Praça Sete e as localizadas nos quarteirões fechados, além de colocar novos adesivos em todas as lixeiras da região.

 

Apesar do Hipercentro de Belo Horizonte ser varrido em média quatro vezes por dia, com garis trabalhando pela manhã, tarde e noite, a limpeza não permanece por muito tempo. Sem a participação da população, o esforço é em vão. Entre os resíduos mais comuns, descartados de forma inadequada pela população, estão o papel, embalagens plásticas de alimentos, pontas de cigarro, garrafas de vidro e restos de alimentos.

 

“O Lixômetro vai receber todo o lixo recolhido na varrição da praça, com o objetivo de mostrar para a população a quantidade de lixo gerada no ‘coração de BH’. A intenção é que todos percebam o tamanho do problema que representa o lixo jogado nas ruas e a importância de todos colaborarem com a limpeza da cidade”, explica a chefe do Departamento de Mobilização e Políticas Sociais da SLU, Ana Paula Assunção.

 

Além da varrição em três turnos, a Região Central também tem coleta de resíduos domiciliares diariamente, no período noturno. Além disso, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) faz a lavação de mais de 100 locais por dia na região Centro-sul de BH, em sua maioria no Hipercentro.

 

 

Como colaborar com a limpeza urbana no centro de BH

 

- não jogue lixo ou entulho no chão. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes;

 

- no trânsito, respeite os cones de sinalização. Eles estão ali para proteger os varredores, que estão trabalhando para deixar a cidade mais limpa para todos;

 

- respeite os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evite deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário;

 

- embale corretamente seu lixo, em sacos resistentes, bem fechados e de tamanho adequado, para evitar que eles se abram e o resíduo seja espalhado nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças;

 

- proteja o vidro e outros materiais perfurocortantes (estiletes, pregos, lâminas) com material resistente antes de colocá-lo no saco e pressione as tampas das latas para dentro. Esses materiais desprotegidos podem ferir o gari, mesmo ele usando as luvas protetoras. O gari acidentado pode ter que se afastar do trabalho e a coleta em sua região poderá ficar prejudicada.