Pular para o conteúdo principal

Artista grafita lixeira com prédio histórico da praça da liberdade ao fundo
Foto: Amira Hissa/PBH

Lixeiras do entorno da Praça da Liberdade são revitalizadas por artistas e PBH

criado em - atualizado em

Na manhã de quarta-feira, dia 5 de dezembro, artistas do grafite e muralismo, em parceria com o Movimento Gentileza, deram início à ação de revitalização, com uma intervenção artística, das lixeiras do entorno da Praça da Liberdade. A iniciativa, da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da Prefeitura de Belo Horizonte, teve como objetivo incentivar a conservação do espaço urbano por meio da arte.

 

O local escolhido para receber a ação do Movimento Gentileza e dos artistas voluntários foi a Praça da Liberdade, que acabou de passar por obras de requalificação. No total, 11 lixeiras serão grafitadas. Nesta quarta-feira, oito receberam as intervenções e o restante será concluído até o final desta quinta-feira, dia 6.

 

“Essa ação é uma forma de conscientizar a população sobre a importância de cuidar daquilo que é nosso bem maior, como a Praça da Liberdade, já que tudo foi feito para a gente usufruir. Estamos fazendo essa arte para lembrar as pessoas de jogar o lixo no lugar certo: a lixeira”, afirmou Clara Valente, artista convidada.

 

Esses mesmos artistas também participaram da produção do Mural Liberdade, ação realizada nos tapumes instalados na praça durante as obras de revitalização, que transformou o local em uma galeria de arte a céu aberto. Os 11 artistas voluntários que participaram são Ed-Mun, Ramar, Gude, Tão, Kaos, Perdigão, Fênix, Kawany, Bolinho, Clara Valente e Rato.

 

Maria Clara, estudante de Publicidade, passava pela praça no momento da intervenção e apoiou a atitude. “As lixeiras cinzas passam despercebidas, às vezes a gente nem vê que elas estão aqui. Agora com essa arte, além de deixar a cidade e a praça mais bonitas, ao olhar para essas lixeiras não vamos esquecer o lugar certo do lixo”, salientou.