Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH faz a limpeza do Ribeirão Arrudas para retirada de resíduos que podem causar transbordamentos
Divulgação/PBH

Prefeitura de BH faz a limpeza do Ribeirão Arrudas para retirada de resíduos que podem causar transbordamentos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a limpeza do leito do Ribeirão Arrudas, no trecho da Avenida dos Andradas, que vai do Boulevard Shopping à Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa, na região Leste. O serviço da SLU envolve 16 garis e tem previsão de durar dez dias, ou seja, até meados da primeira semana de agosto. É feita a retirada de resíduos, ação complementar à capina e roçada dos taludes, que foram concluídas recentemente.

A expectativa é que sejam recolhidas de 15 a 20 toneladas de lixo do leito do Arrudas. Os resíduos mais retirados são entulhos, colchões, móveis, animais mortos, sacos de lixo e garrafas pet. Todo o material é levado para o Aterro Sanitário de Macaúbas, em Sabará.

A chefe do Departamento de Serviços de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende, ressalta que além dos benefícios para o meio ambiente, saúde e bem-estar da população, a limpeza contribui para evitar transbordamentos do leito, prevenindo enchentes. “É uma das ações preventivas para o período chuvoso, que garante melhor fluência das águas quando o nível do Arrudas aumenta”, diz.

Técnica de rapel

A limpeza do Ribeirão Arrudas é uma operação com alto nível de complexidade, que exige garis treinados em técnicas de rapel e supervisão do Corpo de Bombeiros. Os garis precisam descer da pista da Avenida Andradas até o leito do ribeirão, uma altura de aproximadamente sete metros, recolher o lixo e transportá-los até a avenida, para que sejam colocados no caminhão e levados para o aterro sanitário.

Erika Resende explica que a população pode colaborar com a limpeza do ribeirão destinando corretamente os resíduos para os serviços públicos de limpeza. Para os resíduos que não são recolhidos pela coleta de lixo tradicional, como entulho de construção, pneus, móveis e podas de árvores, Erika orienta que seja feito o encaminhado às Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV).

Belo Horizonte conta com 35 URPVs, que recebem este material gratuitamente. Os endereços estão disponíveis no Portal da Prefeitura. “Jogar lixo em rios, córregos, vias públicas ou lotes vagos prejudica a todos. Precisamos contar com o apoio da população, pois só assim o trabalho da Limpeza Urbana terá o efeito esperado”, enfatiza.