9 January 2025 -
Após uma breve pausa para as festas de fim de ano, a Prefeitura de Belo Horizonte está retomando as aulas presenciais e virtuais de Lian Gong, ginástica terapêutica chinesa que promove o bem-estar do corpo e da mente. As atividades de forma remota estarão disponíveis para os praticantes às terças e quintas-feiras, a partir de 14 janeiro, das 7h30 às 8h30. Já os exercícios ofertados no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da cidade, poderão ser feitos às quintas-feiras e sábados, a partir de 16 de janeiro, das 8h30 às 9h30.
A atividade é oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde nas nove regionais da cidade, em locais como unidades de saúde, praças, quadras, igrejas, escolas e parques. Atualmente, considerando os formatos virtual e presencial, são cerca de 4 mil alunos. Cada aula tem duração de 40 a 60 minutos, não sendo necessário o uso de nenhum equipamento. Para a execução é preciso usar roupas e calçados confortáveis que permitam movimentos amplos.
O Lian Gong é indicado para qualquer idade. Além disso, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida também podem participar. O objetivo da prática é proporcionar mais disposição e qualidade de vida, além de ajudar a prevenir e tratar dores crônicas no corpo e melhorar o funcionamento dos órgãos internos.
Mais informações, como os locais da capital que ofertam a prática, endereços e horários, podem ser verificadas no portal da Prefeitura.
Como participar?
Os interessados em participar das aulas no formato presencial podem ir até um dos 153 centros de saúde e se informar sobre o local mais próximo em que a prática é disponibilizada. Outra opção é buscar espontaneamente os espaços de aulas e falar diretamente com os instrutores.
Já para ingressar no formato virtual, basta a pessoa preencher o formulário de inscrição. Essas pessoas receberão, na véspera da aula, o convite e o link de acesso, além de todas as informações sobre a prática.