14 Maio 2025 -
Os novos 13 leitos pediátricos de enfermeira no Hospital Universitário Ciências Médicas de Minas Gerais (HUCM-MG), anunciados pelo prefeito Álvaro Damião, serão abertos nesta quinta-feira (15). A estratégia é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) para ampliar o cuidado durante o período de sazonalidade respiratória. Com esse incremento, a capital passa a contar com 43 novos leitos destinados ao acolhimento pediátrico.
Além dos novos 13 leitos, o HUCM-MG irá incrementar a estrutura da enfermaria pediátrica já existente na unidade, permitindo 15 leitos de cuidado intermediário. Ou seja, o hospital está ampliando a complexidade da assistência que será prestada, podendo acolher pacientes em situações mais graves. Essa articulação e outras articulações da Secretaria Municipal de Saúde, com unidades que atendem a rede SUS-BH, fazem parte do Plano de Enfrentamento das Doenças Respiratórias.
"Agradeço à Feluma pelo esforço e agilidade com que atendeu ao nosso pedido. Em tempo recorde foi realizada uma série de adequações estruturais, abrindo 13 leitos em um auditório, e ampliando a capacidade estrutural, elevando o nível de complexidade da unidade. Isso mostra a força do SUS e reflete a ampliação do cuidado que buscamos, diariamente, para a população”, destacou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
Reforço de leitos hospitalares
Até o momento já foram abertos 30 leitos pediátricos, sendo 20 no Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), gerido pela Prefeitura, e 10 no Hospital da Baleia. O município segue em articulação com outros hospitais para ampliar a quantidade de leitos que atendem a rede SUS-BH.