Pular para o conteúdo principal

Lançado edital para fomentar a Zona Cultural Praça da Estação
Divulgação

Lançado edital para fomentar a Zona Cultural Praça da Estação

criado em - atualizado em

Para reconhecer, valorizar e potencializar as atividades artísticas e culturais na Zona Cultural Praça da Estação, no Centro da cidade, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou o Edital Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE) 2025. Viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, o Edital da Secretaria Municipal de Cultura prevê a destinação de R$ 575 mil em projetos de diversas áreas culturais.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 1º a 31 de outubro, exclusivamente por meio da plataforma Mapa Cultural BH. O edital completo, bem como os formulários necessários e o link direto para a página de inscrição, podem ser acessados no Portal da PBH.

Serão selecionados projetos das áreas de Artes Visuais e Design; Moda; Audiovisual e Cultura Digital; Circo, Dança, Literatura e Leitura; Música; Patrimônio (Culturas Populares Tradicionais; Culturas Populares Urbanas; Cultura Alimentar e Gastronomia; Memória, Arquivo e Museus); Teatro; além de propostas multissetoriais. Os interessados poderão se inscrever nas categorias de manutenção de espaços e grupos culturais e continuidade de projetos artísticos-culturais; e programação artístico-cultural do território.

A seleção dos projetos será feita pela Câmara de Fomento à Cultura Municipal, baseada em critérios como a consistência do projeto, sua exequibilidade (orçamento, cronograma, capacidade de articulação e mobilização, dentre outros), a acessibilidade e democratização do acesso, além do impacto cultural e efeitos multiplicadores (histórico de atuação na ZCPE, desconcentração dos recursos, formação de público e retorno social).

O protagonismo da proposta também será critério de avaliação. O resultado do Edital será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com a atualização das informações no Portal da PBH.

Sobre a ZCPE

A Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE) foi instituída formalmente em 2014, fruto de uma iniciativa conjunta da Prefeitura e da sociedade civil, e se consolidou como espaço central de convergência cultural em Belo Horizonte. O território abriga movimentos artísticos, equipamentos e agentes culturais em diferentes manifestações, fortalecendo a cena local em suas dimensões simbólica, econômica e cidadã.

Além de palco para práticas culturais, esportivas e artísticas de caráter urbano e tradicional, reúne um conjunto arquitetônico tombado que compõe o patrimônio da capital. Considerada o “coração da cidade”, a ZCPE alia valor histórico e urbanístico à vitalidade das atividades que mantêm o espaço vivo e pulsante no cotidiano dos moradores.

Em 2025, novos equipamentos públicos e privados passaram a integrar o território da ZCPE e entre eles está o Centro de Referência das Culturas Urbanas - Viaduto Santa Tereza  (CRCURB-FMC), espaço de apoio às manifestações e movimentos culturais urbanos de Belo Horizonte.

Mais do que um espaço físico, a Zona Cultural Praça da Estação representa um movimento vivo de valorização da cultura e do patrimônio. No local, convivem iniciativas da sociedade civil e do poder público que mantêm em atividade um território protegido por tombamento, mas em constante transformação.

Ao articular tradições e novas linguagens, a ZCPE se firma como um verdadeiro coração cultural da cidade, capaz de preservar a memória, estimular a criação contemporânea e ampliar o acesso da população às múltiplas expressões artísticas de Belo Horizonte.

Fomento à Cultura

Os editais do Fundo Municipal de Cultura integram a Política de Fomento à Cultura promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Ao longo deste ano, está previsto o investimento de cerca de R$ 45 milhões na cultura da cidade, com o lançamento de cinco editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, além da aplicação dos recursos do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Em maio, a PBH lançou o Calendário de Editais 2025 para o setor de fomento à cultura, com a previsão de lançamento de todos os editais do ano. A intenção é que os agentes culturais se preparem com antecedência para concorrer a todas as oportunidades de fomento à cultura criadas pela Prefeitura.

No mês de junho, foram lançados dois editais do Fundo Municipal de Cultura: O Multilinguagens 2025, que seleciona propostas de todas as áreas culturais, exceto audiovisual; e o BH nas Telas 2025, específico para propostas do setor audiovisual. Em agosto, foi lançado o Edital Descentra 2025, para promover ações descentralizadas, favorecendo o desenvolvimento artístico em todas as regionais da cidade. Estes três editais já encerraram a fase de inscrições e encontram-se na de análise das propostas.

Além do Edital Zona Cultural Praça da Estação 2025, lançado agora, a Secretaria Municipal de Cultura prepara o lançamento de outros editais importantes ainda neste ano. A partir de outubro serão lançados os editais para aplicação dos recursos da PNAB. Em dezembro está previsto o lançamento do Edital Incentivo Fiscal 2025 (LMIC), que seleciona projetos para a captação de patrocínio de empresas, usando a renúncia fiscal (ISSQN) para financiar as atividades.

Serviço
Edital Zona Cultural Praça da Estação – ZCPE 2025
Inscrições:  desta quarta-feira (1º) a 31 de outubro
Edital, informações e link para inscrição: pbh.gov.br/zcpe2025