Pular para o conteúdo principal

Teatro Francisco Nunes recebe adaptação afrobrasileira e infantil da ópera Aída
Divulgação/PBH

Teatro Francisco Nunes recebe adaptação afrobrasileira e infantil da ópera Aída

criado em - atualizado em

O Teatro Francisco Nunes recebe no próximo sábado (6), às 18h, um ensaio aberto ao público do espetáculo “Aída: A Rainha da Bateria”, da Cyntilante Produções. A peça é uma adaptação inédita da ópera “Aída”, de Giuseppe Verdi. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes do espetáculo. A programação completa dos Teatros Municipais está disponível no Portal Belo Horizonte.

Dirigida ao público infantil, a adaptação é ambientada no universo da cultura afro-brasileira e ressignifica a narrativa original ao apresentar Aída como a filha da Rainha de Bateria Râmfis. Herdeira de uma ancestralidade de resistência, Aída tem sua trajetória marcada por obstáculos impostos pela patroa, Amnéris, uma influenciadora digital, e pelo bicheiro Jacaré, patrono da escola de Samba Canários da Terra.

Apoiada por sua comunidade e guiada pelo Odu revelado pelo Babalorixá Amonasro, seu pai, Aída busca conquistar seu lugar como Rainha da Bateria no desfile de Carnaval.

A ópera original, “Aída”, composta por Giuseppe Verdi, estreou em 1871, no Cairo. Com libreto de Antonio Ghislanzoni, a trama se passa no Antigo Egito e tornou-se um clássico da ópera mundial. Com dramaturgia inédita e trilha sonora adaptada, a adaptação promove a valorização da identidade negra, da memória cultural e da arte comunitária.