Pular para o conteúdo principal

Área de Ponto Limpo
Divulgação/PBH

Jardim Felicidade ganha Ponto Limpo com plantio de 48 árvores

criado em - atualizado em

Um ponto crítico de deposição clandestina de resíduos no bairro Jardim Felicidade, motivo de transtornos para os moradores, já tem data e hora para acabar: neste sábado (17), às 14h. A Superintendência de Limpeza urbana (SLU), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a comunidade, vai implantar um Ponto Limpo no local, na esquina da avenida Fazenda Velha com rua Dezessete.

 

O cenário de sujeira vai ser substituído por árvores, que serão plantadas por uma empresa, fruto de uma medida compensatória acertada com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A programação no sábado terá início com um cortejo feito pelos moradores, com batucada e bandeiras, que vai percorrer a vizinhança, convidando a população a aderir ao Ponto Limpo. Logo após haverá o plantio de 48 mudas de árvores nativas e frutíferas, além do cercamento do local. Uma placa foi instalada, com os dizeres “Ponto Limpo – Proibido jogar lixo e entulho. Lançar resíduos neste local constitui crime ambiental. Sujeitos a multa”, foi colocada para chamar a atenção dos moradores.

 

“A expectativa é que esse lixão seja extinto de vez, pois a comunidade se engajou muito no projeto do Ponto Limpo”, aposta a técnica Sandra Tomi Canno, do Departamento de Mobilização e Políticas Sociais da SLU. De acordo com ela, o lixo era despejado no local por moradores da região e até de outros bairros, que utilizavam carrinhos de mão, carroças e veículos. “A SLU limpava o local em média três vezes por semana, mas não adiantava. Logo, ele era tomado pelos resíduos despejados de forma irregular, mesmo com a presença de uma Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) próxima à região, na avenida Lucas de Oliveira, 505, bairro Jardim Guanabara”, conta.

 

Desde 2018, a SLU já implantou cerca de 400 pontos limpos na cidade. São ações integradas com a população, escolas, igrejas, associações de moradores e diversos setores da Prefeitura. “É muito importante essa articulação, com o envolvimento de todos, para recuperar áreas degradadas como essa. O acúmulo de lixo ocasiona doenças, insetos e um odor muito forte, prejudicando toda a população”, explica Sandra Tomie.

 

SLU oferece alternativas para o descarte

 

De acordo com a legislação de limpeza urbana (Lei 10.534/2012), a multa para quem despeja resíduos em vias públicas, lotes vagos e encostas pode chegar a R$ R$6.911, 89.

 

Em Belo Horizonte há opções corretas para descartar os resíduos ao invés de jogar nas vias. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) da SLU recebem gratuitamente os resíduos que não são recolhidos pela coleta convencional, como entulho de construção e demolição, madeira, pneus, podas de árvores e jardins e móveis velhos, entre outros. Cada cidadão pode destinar até 1m³ por dia. Atualmente Belo Horizonte conta com 34 URPVs espalhadas por todas as regionais. Os endereços das URPVs estão disponíveis on-line.

 

Já quem precisa descartar uma quantidade maior de entulho a alternativa, também gratuita, é a Usina de Reciclagem de Entulho, na rua Policarpo Magalhães Viotti, 450, Bandeirantes, que recebe o material transportado por caminhonetes e caminhões.

 

O cidadão que presenciar deposição clandestina de resíduos ou estiver prejudicado por esse tipo de prática deve registrar a denúncia nos canais de atendimento da Prefeitura: Central de Atendimento BH Resolve (avenida Santos Dumont, 363, Centro), aplicativo PBH APP ou pelo Portal da Serviços da Prefeitura.