Pular para o conteúdo principal

Inscrições para 60 vagas em cursos gratuitos de gastronomia serão abertas nesta segunda-feira (4)
Divulgação/PBH

Inscrições para 60 vagas em cursos gratuitos de gastronomia serão abertas nesta segunda-feira (4)

criado em - atualizado em

Salgados, pizzas, bombons, trufas e bolo de pote. Para quem tem interesse em aprender a fazer essas delícias e a empreender, a Prefeitura de Belo Horizonte estará com inscrições abertas desta segunda-feira (4) ao dia 17 de agosto para os cursos gratuitos de formação e qualificação profissional que acontecem no Cresan - Mercado da Lagoinha. Para participar, interessados devem preencher o formulário disponibilizado no Portal da PBH.

Das 60 vagas, 24 são destinadas à ampla concorrência e 36 ao público prioritário atendidos e encaminhados pelos órgãos e secretarias da PBH. Os candidatos que já estão em processo de qualificação profissional ou que já tenham participado de uma das edições das Trilhas da Gastronomia promovidas este ano têm preferência na classificação.

As listas de classificados e de espera serão divulgadas no dia 20 de agosto na página das Trilhas da Gastronomia. Os selecionados devem confirmar matrícula por telefone, pessoalmente na Secretaria das Trilhas ou respondendo o e-mail recebido, informando a classificação. O início das aulas será no dia 2 de setembro, ministradas presencialmente no Cresan Mercado da Lagoinha, na Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha.

Promovidos pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), os cursos, que fazem parte do Programa Valorização da Gastronomia Articulada à Agroecologia, têm em média a carga horária total de 40 horas e acontecem de manhã e à tarde. Com o objetivo de contribuir para a empregabilidade e empreendedorismo, as aulas abordam conteúdos práticos e teóricos direcionados para quem deseja se inserir no mercado gastronômico.

Cresan Mercado da Lagoinha

O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (Cresan) é um equipamento público que tem como objetivo oferecer serviços, ações e projetos de promoção da educação alimentar, formação em agroecologia e qualificação profissional na área da gastronomia, contribuindo para a promoção do Direito Humano à alimentação. 

Apenas em 2024, 539 certificados foram emitidos para cursos das Trilhas da Gastronomia, enquanto 101 certificados foram emitidos para cursos de formação agroecológica, evidenciando o potencial formador do Cresan.