Pular para o conteúdo principal

Cerca de dez pessoas idosas cuidando de horta comunitária em Centro de Referência da Pessoa Idosa
Foto: Zaira Magalhães/PBH

Idosos plantam horta comunitária em Centro de Referência

criado em - atualizado em
Promover a prática da agricultura urbana em espaços comunitários, estimular a produção de hortaliças e plantas medicinais, melhorar a dieta e diminuir os gastos com alimentação. Com esse foco, o programa municipal Hortas Escolares e Comunitárias realizou o plantio de mais uma horta na cidade, dessa vez no Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI)

O terreno utilizado para o plantio das hortaliças e ervas, que ocorreu no último mês de setembro, faz parte das dependências do Centro, e os vegetais poderão ser colhidos gratuitamente pelos usuários do local e a comunidade do entorno. O plantio foi realizado pelas pessoas idosas participantes das atividades oferecidas no CRPI e por servidores do Centro, sob a orientação de técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), por meio da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN).

Belo Horizonte conta com mais de 200 hortas comunitárias e escolares em funcionamento. São espaços interdisciplinares que fortalecem o aprendizado e o convívio dos usuários da rede de educação e de equipamentos sociais. Os alimentos colhidos podem ser utilizados para complementar a merenda escolar. 
 

Qualidade de vida 

Conceição Celles, mais conhecida como Tê, é frequentadora assídua do CRPI. Pela sua presença cotidiana e vontade de colaborar com as atividades, Tê, que é gerontóloga, acabou se tornando voluntária social, utilizando seus conhecimentos profissionais para potencializar as atividades oferecidas do local. Ela destaca que o cultivo de uma horta cumpre diferentes funções na qualidade de vida das pessoas idosas.

“A maioria das pessoas que frequenta o Centro já tem intimidade com hortas. Ou porque moravam no interior e tiveram uma em casa, ou porque trabalharam no campo. Então, cuidar de uma horta auxilia no resgate da história e da memória afetiva de cada uma. Além disso, essa é uma atividade física que mantém as pessoas ativas e em movimento. Fora o contato social, que é importante para qualquer pessoa, independente da idade”, explica a voluntária.

O coordenador do CRPI, Leandro Campos, assinala que o cultivo da horta visa promover a integração. “O cuidado coletivo com a horta favorece o convívio entre as pessoas, tanto entre os usuários, quanto entre os servidores, que também contribuem com o plantio dos vegetais, o que melhora a convivência e fortalece os vínculos entre todas as pessoas que frequentam o CRPI”, define. 

Para Márcia Marília, servidora do Centro, o plantio da horta realmente cumpre essa função de aproximar as pessoas. “Esse é um momento que nos integra, nos permite conhecer um pouquinho dos colegas de trabalho e das pessoas que atendemos, suas qualidades e desafios, em uma atividade lúdica que nos retira um pouco da rotina e reforça a convivência saudável entre nós”, relata. 

“Executamos práticas que garantem o direito humano à alimentação saudável, para a promoção da saúde do cidadão, unindo forças dentro da gestão municipal para o aproveitamento de todas as oportunidades e espaços. A horta comunitária do CRPI é a materialização deste pensamento”, avalia a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Darklane Rodrigues. 

A horta comunitária do Centro de Referência da Pessoa Idosa está localizada na avenida Dom Pedro II, 3250, Caiçara (acesso pela rua Perdizes, 336). O horário de funcionamento do local é das 8h às 17h, de segunda a sábado.
 

10/10/2018. Idosos plantam horta comunitária no CRPI. Fotos: Zaira Magalhães/PBH