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Hospital Odilon Behrens recebe selo de reconhecimento por boas práticas
Foto: Divulgação/PBH

Hospital Odilon Behrens recebe selo de reconhecimento por boas práticas

criado em - atualizado em


O Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), que é de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, foi agraciado com o selo “Segurança do Paciente”. O reconhecimento é um incentivo da Epimed Solutions para manter a adoção das boas práticas nas instituições de saúde que utilizam o sistema de gestão da empresa para a notificação, classificação, investigação e tratamento de eventos adversos. A homenagem foi concedida em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). 

O período de aferição das metas da premiação foi de janeiro a dezembro de 2022. Os indicadores utilizados para a avaliação foram: maior precisão no diagnóstico; definição do caso em um tempo menor ou igual a sete dias; e a investigação dos sintomas em um prazo mais curto ou igual a 45 dias.

A instituição conta com o Núcleo de Segurança do Paciente, que atua na prevenção de incidentes, eventos ou circunstâncias que podem causar agravos ao paciente. Além de monitorar e tratar os incidentes que resultam em danos, como aumento do tempo de permanência hospitalar ou algum tipo de incapacidade. 

Para a coordenadora de Especialidade e Ensino, do Serviço de Qualidade e Segurança do Paciente, Fabrizia Marques, o recebimento do selo é um reconhecimento do esforço das equipes, gestores e do Núcleo de Segurança do Paciente para oferecer uma assistência cada vez mais qualificada e segura para os usuários. 

“Através do selo percebemos que a cultura de segurança vai se fortalecendo no HOB, onde o engajamento e envolvimento dos nossos profissionais é verificado a partir do aumento gradual das notificações no sistema Epimed. Essa certificação mostra que estamos caminhando no rumo certo na prevenção da ocorrência dos incidentes e melhorando a segurança do paciente”, celebra. 

Fabrizia explica ainda que a equipe faz a gestão dos incidentes através do tratamento das notificações e classificação dos eventos relatados por todos os setores do hospital, incluindo serviços assistenciais e de apoio. A partir dessas informações são realizadas reuniões, capacitações e conferências para fundamentar as investigações e tratativas desses incidentes.