Pular para o conteúdo principal

Hospital Odilon Behrens promove campanha de doação de sangue
Divulgação/PBH

Hospital Odilon Behrens promove campanha de doação de sangue

criado em - atualizado em

No dia 23 de abril, das 8h às 13h, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), de gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, se transformará em um espaço de doação de sangue. A campanha é uma parceria com o Hemominas para ajudar a manter os estoques abastecidos e podem fazer a doação pessoas de todos os tipos sanguíneos, com idade entre 16 e 69 anos. Para participar da ação é necessário agendar um atendimento por meio do telefone (31) 98013-1591, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. O número também é WhatsApp.

No dia da ação, os doadores com horário agendado devem acessar a unidade pela portaria do antigo Ambulatório do HOB, na Rua Dr. João Carvalhais de Paiva, 73 - São Cristóvão. Somente neste hospital são realizadas, em média, 463 transfusões por mês, muitas delas de pacientes que chegam em atendimentos emergenciais no pronto-socorro. A médica Ana Virgínia Cunha Martins, referência técnica da Agência Transfusional do HOB, explica que a motivação para a campanha veio do alerta para o baixo estoque de sangue.

“Os estoques baixíssimos de sangue impactam, inclusive, no atendimento transfusional de urgência de pacientes do grupo O, que não podem ser transfundidos com hemocomponentes de outros grupos. A falta de alternativa de atendimento transfusional para esses pacientes na urgência, com possibilidade de desfecho ruim pela falta dessa assistência, foi o que motivou essa campanha”, explicou.

Além de melhorar os estoques de hemocomponentes, a expectativa é utilizar a campanha para conscientizar a comunidade no entorno do HOB sobre a importância da doação de sangue e da participação de todos nesse processo. “Só existe transfusão pois existe o doador. A indústria ainda não produz sangue. Sem a doação fica inviável a assistência transfusional, que quando bem indicada, salva vidas! Todos nós estamos sujeitos a precisar de sangue e somente a solidariedade pode garantir esse atendimento a todos que necessitam”, afirma a médica.