Pular para o conteúdo principal

Fachada do Hospital Metropolitano

Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro promove segunda edição de caminhada

criado em - atualizado em

No próximo sábado, dia 14, a partir das 8h, acontece a 2ª edição da Caminhada do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro. O evento vai reunir trabalhadores, familiares e a comunidade do Barreiro, e tem como mote a sensibilização contra o sedentarismo. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de atividade física é considerada o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Dados do Ministério da Saúde alertam que a cada 100 mortes registradas em 2017, três podem ter sido influenciadas pelo sedentarismo. “A caminhada é uma atividade física que não exige habilidade, não tem restrição de idade, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia e promove bem-estar”, afirma o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho do Hospital, Breno Alves. 

 

Além disso, os benefícios da caminhada são inúmeros. “Por ser uma atividade aeróbica, se praticada com regularidade, melhora o condicionamento físico, ajuda na função cardiovascular, reduz a pressão arterial, os níveis de colesterol e atua na prevenção de algumas doenças crônicas como, por exemplo, a diabetes”, salienta a médica do trabalho Letícia Amaral. 

 

Nesta edição, o percurso será de 3,4 quilômetros, com duração aproximada de 50 minutos. O ponto de concentração será na Rua Naná em frente ao muro de grafite do Hospital. Antes da caminhada, os participantes farão uma aula de alongamento que será conduzida pelo educador físico da Academia da Cidade Milionários, Rodrigo Paixão.

 

Também estarão presentes no evento, professores e alunos do curso técnico em enfermagem da Escola Estadual Celso Machado, vizinha do Hospital, para aferição de pressão e medidas antropométricas (peso corporal, de altura e circunferência abdominal) dos participantes.

 

“A caminhada faz parte do Programa de Promoção à Saúde do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro e é realizada como um estímulo à prática de atividades físicas. A nossa intenção é provocar entre os trabalhadores da saúde e a comunidade o prazer em se movimentar, em estar ao livre e socializar. Queremos que esse encontro seja agradável e que possibilite um desejo de continuidade da prática de atividades físicas. Entendemos que o compromisso do Hospital vai além de curar doenças e inclui promover saúde”, reforça Breno Alves.

  

Celebração de aniversário 

Diretora executiva do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, Maria do Carmo lembra que além de ser uma ação de promoção da saúde, “a caminhada terá também o propósito de unir pessoas do hospital com pessoas da comunidade do entorno para comemorar o segundo ano de ativação plena do Hospital e o quarto ano desde a sua inauguração. Esse é um motivo de sobra para comemorar”, afirma.

O aniversário do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, celebrado oficialmente nesta quinta-feira, dia 12, terá bolo e parabéns no encerramento da caminhada.

 

Dicas para a caminhada

- Hidrate-se: Beba água antes, durante e depois da prática do exercício.
- Vestimenta: Opte por tênis e roupas confortáveis, leves e pedimos que use camiseta branca.
- Horário: o horário da manhã evita a forte exposição solar e traz disposição para o restante do dia. Deve-se evitar o horário das 11h às 16h.
- Alongue-se: Alongar o corpo antes e depois da prática do exercício previne as câimbras e ajudam a ativar a circulação. Por isso sejam pontuais, pois a academia da cidade fornecerá uma prática de alongamento/aquecimento no início do evento.


  A caminhada o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro é pet friendly. Traga seu bichinho de estimação.  

 

Serviço

2ª Caminhada do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro
Horário: 8h
Ponto de concentração: Rua Naná, em frente ao muro de grafite do Hospital
Atrações: alongamento, aferição de pressão arterial e medidas antropométricas e bolo para celebrar o aniversário do Hospital