Pular para o conteúdo principal

Fachada do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, conhecido como Hospital do Barreiro.
Foto: Stênio Lima/PBH

Hospital Célio de Castro é 1º do SUS com certificado digital

criado em - atualizado em

O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) foi reconhecido com o nível 6 da certificação Healthcare Information and Management System Society (HIMSS), se tornando o primeiro hospital público mineiro 100% SUS, a alcançar esta distinção. Na capital mineira, apenas o HMDCC e a Maternidade Unimed - Unidade Grajaú têm a certificação de hospital digital.

 

A certificação HIMSS é uma das referências mundiais na adoção da tecnologia da informação no setor de saúde. Composta de oito estágios - em que o 0 (zero) significa nenhum tipo de sistema ou tecnologia que dê apoio à assistência ao paciente -, o último nível é o 7 e será o próximo desafio do HMDCC. Atualmente, o único hospital brasileiro nesse nível da HIMSS é o Hospital Unimed Recife.

 

Nessa trajetória de 20 meses de funcionamento, o Hospital Célio de Castro passa a integrar o grupo de 13 hospitais brasileiros que conquistaram a HIMSS 6. Entre eles, o Hospital Sírio Libanês e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; e o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. “Quando a banca veio anunciar o resultado, nos emocionamos, mas eu não poderia esperar um resultado diferente porque o esforço foi muito grande”, afirma a diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo.

 

Para o paciente, a certificação HIMSS significa mais segurança e qualidade no atendimento. Na prática, o nível 6 atesta que o HMDCC mantém no prontuário eletrônico do paciente (EP) todo o histórico de cuidado dispendido a cada indivíduo atendido na unidade de saúde, que essa informação é integrada e está disponível para diversas áreas.

 

Entre os benefícios do prontuário totalmente eletrônico (paperless) está a capacidade de o sistema cruzar informações. O médico fica sabendo - no momento da prescrição de um medicamento -, se a droga que ele está indicando interage com outro remédio já prescrito para o paciente. Se isso ocorrer, ele é alertado imediatamente que a medicação não terá o efeito desejado.

 

Outro exemplo prático é no caso de um paciente com algum tipo de alergia. Nessa situação, o sistema é capaz de alertar os profissionais de saúde em circunstâncias de prescrições de dietas ou medicamentos que podem provocar uma reação do sistema imunológico do paciente.

 

A HIMSS é uma organização global sem fins lucrativos que é focada em melhorar a saúde por meio da tecnologia da informação.

 

Pontos positivos

Atualmente estão em funcionamento no hospital 100 leitos (80 de enfermaria e 20 de CTI) e duas salas de cirurgias seguindo cronograma de ativação do hospital. A fase final de expansão está prevista para março de 2018 com o funcionamento 100%: 451 leitos, sendo 80 de CTI.