12 December 2025 -
O Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) comemora 10 anos nesta sexta-feira (12), mesmo dia do aniversário de Belo Horizonte. Com mais de 1,3 milhão de atendimentos realizados, a unidade hospitalar tem se consolidado como modelo no cenário nacional para o Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição atua como referência regional e é responsável por 20% das internações em toda a capital.
O HMDCC oferece atendimento 100% SUS e foi viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) da Prefeitura de BH com a Opy Health. A gestão assistencial é realizada pelo Serviço Social Autônomo (SSA), entidade sem fins lucrativos criada por lei municipal. Com isso, o hospital é o primeiro do Brasil a adotar esse modelo de gestão.
A eficiência da produção hospitalar é apontada pelos números. Desde a inauguração, foram mais de 129 mil internações, mais de 169 mil consultas especializadas, mais de 60 mil cirurgias realizadas, quase 900 mil exames de imagem, mais de 11 mil atendimentos de acidente vascular cerebral, mais de 31 mil atendimentos de terapia intensiva e mais de 7 milhões de exames laboratoriais. Durante a pandemia de covid-19, foi o segundo hospital que mais internou pacientes com a doença em Minas Gerais.
A instituição também vem ampliando a capacidade assistencial e garantindo acesso regulado a procedimentos cirúrgicos, internações e exames especializados. O HMDCC é referência nacional no tratamento de doenças da via biliar. De janeiro de 2016 a dezembro de 2025, foram quase 10 mil procedimentos cirúrgicos realizados.
A série histórica de dados do Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado (SIHD), do Ministério da Saúde, também evidencia uma evolução relevante desde 2017, quando o hospital atingiu capacidade plena e ampliou a execução de cirurgias eletivas, especialmente nas linhas de colecistectomias, herniorrafias e artroplastias.
No caso das cirurgias de hérnia, houve um incremento de 85% na oferta de procedimentos. Considerando as artroplastias de quadril e joelho, o aumento foi de 61%. Já no caso das colecistectomias, o crescimento foi de 55% de 2023 a 2025, quando comparado com o período de 2016 a 2018.
O HMDCC conta com 460 leitos, 16 salas cirúrgicas, além de uma moderna e completa estrutura para exames de média e alta complexidade. De forma pioneira na rede SUS-BH, a instituição oferta, ainda, dez leitos de saúde mental. Com uma experiência exitosa de seis anos na implementação do projeto, a instituição se firma como ponto de atenção em saúde mental para a cidade.
Cabe destacar que o HMDCC não atende por demanda espontânea. Ou seja, todos os pacientes que recebem assistência no local são regulados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Reconhecimento
Em 2025 também houve recorde no resultado da pesquisa de satisfação Net Promoter Score (NPS). Foram sete meses com nota máxima. Ou seja, 100% das pessoas entrevistadas avaliaram o atendimento recebido na instituição com nota 10 nos meses de fevereiro, março, maio, junho, julho, agosto e setembro.
Nos demais meses já apurados – janeiro e abril – as notas foram 98,36% e 99,20%, respectivamente. O NPS é uma metodologia utilizada mundialmente que mede o quanto os clientes estão satisfeitos com uma determinada organização.
Também neste ano foi registrado recorde de visitas de benchmarking, com 110 pedidos até novembro de 2025, incluindo solicitações do Tocantins, Rio Grande do Sul e Maceió, além de prefeituras e hospitais públicos e privados de Belo Horizonte, Contagem, Congonhas, Juiz de Fora, Montes Claros, Sabará, Nanuque, Patos de Minas e São Gotardo.
