Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

História e vocação cultural e museológica da Pampulha são temas de publicação

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Municipal de Cultura e o Instituto Periférico lançam a publicação "Pampulha: tempo, história e museus", atividade do Pampulha Território Museus. A publicação nasce da investigação da vocação cultural e museológica do Território Pampulha, a partir das confluências e divergências com as camadas que o compõem, sejam elas geográficas, históricas, patrimoniais ou sociais. O material percorre um caminho cronológico que se inicia na Pampulha rural e vai até a sua consolidação como território museológico. A publicação é de livre acesso e o download pode ser feito AQUI

 

"Pampulha: tempo, história e museus" revela aspectos fundamentais da trajetória da Pampulha para consolidar-se como território museológico. O material abre caminho para a reflexão acerca dos desafios contemporâneos e futuros do Museu de Arte da Pampulha, Museu Casa Kubistchek e Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design na construção de suas relações com a cidade.  

 

A publicação foi desenvolvida pela Peixe Vivo Histórias - Memória e Patrimônio e o projeto gráfico é de Phill Albuquerque e Mirela Persichini. 

 

O Peixe Vivo - Histórias - Memória e Patrimônio é um escritório especializado na coordenação e realização de estudos técnicos para projetos culturais envolvendo o Patrimônio Cultural, Museus, Arquivos e Educação Patrimonial. Dirigida pelos historiadores Raul Lanari e Hugo Rocha, a empresa busca valorizar as diversas manifestações da cultura brasileira e contribuir para as políticas públicas de salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro. 

 

Sobre o Pampulha Território Museus 

 

O Museu de Arte da Pampulha (MAP) e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade.

 

Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos.  Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.