5 June 2024 -
O próximo “Música de Domingo” recebe a harpista brasiliense Arícia Ferigato, que apresenta o show de seu primeiro álbum autoral, “Pequenas Voltas”, lançado em abril deste ano. A apresentação é gratuita e acontece neste domingo (9), às 12h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em uma edição especial do projeto do Teatro Francisco Nunes, que integra o Circuito Municipal de Cultura. Em formato quarteto, a apresentação passeia por ambiências etéreas e psicodelias jazzísticas através da improvisação e da combinação única da harpa com instrumentos como saxofone, contrabaixo acústico e bateria, proporcionando uma experiência sonora instigante.
O show de Arícia Ferigato Quarteto faz parte da programação do “Festival do Clima”, iniciativa que acontece em Belo Horizonte entre os dias 5 e 9 de junho. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com Movimento Virada Climática, Festival Natureba e Paraíso Veg, o evento contará com apresentações artísticas, cinema, gastronomia, oficinas, atividades educativas e muito debate. Com o objetivo de conscientizar a população sobre as mudanças climáticas, serão realizadas atividades no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Teatro Francisco Nunes, no Cine Santa Tereza e em outros parques da cidade.
Mais informações estão disponíveis nas redes sociais e no site do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
“Pequenas Voltas”
Lançado em abril deste ano pelos selos Savassi Festival Records e Galeria Resistor, “Pequenas Voltas” traz sete composições inéditas resultantes do trabalho comissionado pelo “Savassi Festival 2023”. As músicas foram desenvolvidas pela instrumentista em um processo colaborativo com seus parceiros musicais Vinícius Mendes, Alex Dias e Victor Mendes, artistas que integram seu quarteto.
O show do Arícia Ferigato Quarteto é resultado da integração sonora das inspirações e influências da harpista e de seus parceiros de composição, que vão desde a música de concerto, passando pela música experimental e o ambient, finalmente culminando nas linguagens do jazz (com especial influência dos subgêneros Spiritual, Free, New Free e Nu jazz).
Arícia Ferigato é harpista, improvisadora, compositora, pesquisadora das possibilidades sonoras ampliadas da harpa de concerto e artista independente. Natural de Brasília, é harpista profissional formada pelo Centro de Educação Profissional - Escola de Música de Brasília (2008). Participou dos mais importantes festivais de música do país como o CIVEBRA (em 6 edições), “I e III Festival Vale do café”, “III Encontro Latino-Americano de Harpas”, “III e V Festival de Música de Santa Catarina”, entre outros.
Participou como bolsista de harpa das 39ª, 40ª , 41ª e 43ª edições do “Festival internacional de Inverno de Campos do Jordão”, sendo selecionada em 1° lugar em todos esses anos. Participa frequentemente como harpista convidada junto a orquestras como Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, entre outras.
Nos últimos anos, tem trabalhado como performer, improvisadora e compositora, buscando construir sua singularidade artística dentro das possibilidades que a harpa oferece. Em abril de 2023, ganhou a bolsa de composição do programa “Música Nova 2023”, do “Savassi Festival” para desenvolver composições inéditas. Em agosto de 2023 o resultado deste trabalho foi apresentado no Palco Funarte “Mulheres na Música Instrumental”, do “Savassi Festival”, e gravado através dos selos Savassi Festival Records e Galeria Resistor.
“Música de Domingo “
Nascido na década de 1950, o “Música de Domingo” apresentou uma programação ininterrupta até 2009. O projeto especial do Teatro Francisco Nunes foi retomado em 2019 e, com a pandemia da Covid-19, teve novamente suas atividades interrompidas. Intrinsecamente conectado à história de Belo Horizonte, o “Música de Domingo” voltou ao calendário cultural da cidade em setembro de 2021, com programação musical gratuita, que abarca as mais variadas facetas da música instrumental e cantada. Entre agosto de 2022 e março de 2023, quando o projeto então acontecia quinzenalmente, foram quatro edições, com público total de 1.154 pessoas, que receberam as atrações “Percussão Circular convida Sérgio Pererê”, “Dudu do Cavaco convida Tavinho Leoni”, “Filhas de Clara e Glória Bomfim” e “Aline Calixto”. Atualmente, o projeto acontece mensalmente, nas manhãs de domingo.
Sobre o Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e março de 2024, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1.019 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 565 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de milhares de artistas e profissionais.
Serviço | Circuito Municipal de Cultura
“Música de Domingo” no “Festival do Clima”
Arícia Ferigato Quarteto apresenta “Pequenas Voltas”
Quando. Domingo (9), às 12h
Onde. Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1.377 - Centro)
Quanto. Gratuito e aberto ao público
Circuito Municipal de Cultura nas redes
Instagram | YouTube | Facebook