Pular para o conteúdo principal

 Moradores de BH podem baixar guias do IPTU na internet, no celular ou nas agências dos Correios
Foto: Divulgação/PBH

Guias de IPTU podem ser baixadas na internet, celular ou agências dos Correios

criado em - atualizado em

A partir deste ano, os contribuintes de Belo Horizonte que optaram pelo pagamento parcelado do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) têm três possibilidades para a emissão das guias do tributo: o Portal da Prefeitura de Belo Horizonte, o aplicativo PBH APP (disponível para os sistemas operacionais Android e iOS) e comparecer a uma agência dos Correios (mediante pagamento de uma taxa de expediente).  

“A novidade deste ano é a possibilidade de o cidadão receber alertas sobre o vencimento da parcela do IPTU no dia 15 de cada mês. Para isso, basta o contribuinte se cadastrar no Domicílio Tributário Eletrônico de Belo Horizonte (DECORT-BH) no Portal da PBH e cadastrar o e-mail para o recebimento dos lembretes para o pagamento do IPTU parcelado”, explica Fernando Huber, diretor de lançamentos e desonerações tributárias da Prefeitura. Para cadastrar o e-mail, o contribuinte deve clicar na aba específica CADASTRAR NO DECORT-BH, no site do IPTU. 

Segundo o diretor, 750 mil imóveis estão aptos a pagar o IPTU 2022. A estimativa da PBH é de uma arrecadação de R$ 1,93 bilhão com o tributo. “Até o final de janeiro, aproximadamente 425 mil contribuintes quitaram pelo menos duas parcelas do IPTU 2022, e 335 mil imóveis tiveram o IPTU quitado integralmente. Com essa antecipação do pagamento, que teve o desconto inédito de 10%, a arrecadação foi de R$ 946 milhões”, lembra Fernando Huber.