Pular para o conteúdo principal

Curso para atendimento à mulher vítima de violência doméstica
Divulgação/PBH

Guarda Municipal participa de curso para atender mulher vítima de violência

criado em - atualizado em

Três agentes femininas da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e um agente masculino participaram da 17ª Edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, promovido pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (SEGEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A formação teve carga horária de 40 horas.

 

A capacitação em Minas foi conduzida pela Polícia Civil e contou com a participação de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Prisional, além da Guarda Municipal e da própria Polícia Civil, somando cerca de 50 profissionais.

 

O treinamento é fruto do compromisso firmado pelas forças de segurança das esferas federal, estaduais e municipais, de combater de forma integrada a violência doméstica e familiar contra a mulher. “O curso destacou a importância de estarmos preparados para prestar um atendimento humanizado às vítimas, acolhendo-as e prestando todas as orientações pertinentes, para evitar a revitimização da mulher, impedindo, por exemplo, que ela tenha que falar várias vezes, a diferentes profissionais, sobre a violência que sofreu”, explica a guarda municipal Aline de Oliveira.

 

Avaliação de relatórios

 

O conteúdo da capacitação incluiu aulas e palestras sobre panorama geral da situação de violência doméstica e familiar no Brasil; especificidades da violência doméstica e familiar – violência contra a mulher em razão da condição do sexo feminino; direitos humanos e os marcos históricos da construção dos direitos da mulher; aspectos transversais da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha; relações interpessoais para um atendimento não revitimizador; gestão da informação sobre violência doméstica e familiar contra mulheres; rede de atendimento à violência doméstica e familiar, e, por fim, a rede de atendimento à violência doméstica e familiar na localidade.

 

Para a inspetora Abigail Catarino, responsável pela Inspetoria de Ações Preventivas da Guarda Municipal, a troca de ideias proporcionada pelo encontro com integrantes de diferentes instituições possibilitou a análise e avaliação de relatórios sobre serviços prestados. O próximo passo será a definição e agendamento de visitas técnicas, voltadas sobretudo para o alinhamento de ações dos servidores que atuam na ponta do atendimento.